
Nessa quinta-feira (21), o mundo dos esportes deu adeus a mais uma campeã olímpica. Waleswka Oliveira, campeã pela seleção brasileira feminina de vôlei nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, morreu em São Paulo, aos 43 anos.
Segundo informado no boletim de ocorrência, a atleta teria caído do 17º andar, na região do bairro Jardins. Unidades de resgate estiveram presentes no local, tentaram a reanimação, mas a perícia constatou a morte de Waleska ainda no local.
A jogadora mineira, estava na capital paulista para o lançamento da sua autobiografia “Outras Redes”, tendo uma agenda cheia com a participação em um podcast, encontro com Abel Ferreira e lançamento de uma linha de chocolates saudáveis.
A atleta estava aposentada desde 2022, encerrando sua carreira no vôlei pelo time Praia Clube e se dedicando atualmente na carreira de empresária. Walewska estava iniciando um projeto de palestras com o palestrante Edu Toledo.
Iniciou sua carreira no esporte em 1995, ficando no time Minas, que a revelou, até 1998. Defendeu no Brasil os times da Rexona/Ades; São Caetano; Vôlei Futuro; Vôlei Amil; Minas; Osasco; e Praia Clube.
Jogou em times internacionais, defendendo na Itália o time Sírio Perugia; na Espanha, o Murcia e na Rússia, o Zarechi.
Walewska tem em sua carreira uma série de vitórias, tendo subido ao pódio em competições na Superliga Brasileira, Supercopa, Troféu Super Vôlei, Copa Brasil, Campeonato Paulista e Campeonato Mineiro.
Pela Seleção Brasileira conquistou além do título em 2008 nos jogos olímpicos de Pequim, a medalha de bronze nos jogos olímpicos da Grécia em 2000. Fora das olimpíadas, ganhou três vezes o título do torneio internacional Grand Prix, em 2004, 2006 e 2008.
Em nota, a Confederação Brasileira de Vôlei lamentou a perda da atleta e ressaltou a atleta ser de “excepcional talento”.
Radamés Lattari, presidente da CBV, se manifestou por meio da mesma nota. “Walewska era uma jogadora especial, sua trajetória no esporte será para sempre lembrada e reverenciada. Neste momento tão difícil, a CBV se solidariza com a família e os amigos desta grande jogadora”, disse.