O Ministério Público do Rio Grande do Sul cumpriu ontem mandados de busca e apreensão em investigação de crimes de apropriação indébita, estelionato, organização criminosa, falsidade documental e lavagem de dinheiro na gestão 2015/2016 do Internacional. Os promotores compararam o esquema instalado no clube ao de uma organização criminosa.
“O Inter é vítima de todos esses fatos e colaborou durante a investigação inteira. Estávamos diante de uma organização criminosa. Quando há todos esses desvios em braços importantes do clube, como financeiro, jurídico, patrimonial, esportivo, havia organização criminosa e a participação do presidente. Não se imagina que cada um dos dirigentes estivesse agindo por conta própria, sem a ciência”, disse Flávio Duarte, promotor e coordenador do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público.
De acordo com o órgão, foram 20 diligências. Os mandados incluem residências dos dirigentes do clube à época e sede de empresas em Porto Alegre, Eldorado do Sul e Viamão.
A lista de investigados cita seis dirigentes da gestão comandada por Vitório Piffero. Além de Piffero, são citados Pedro Affatato, ex-vice-presidente eleito e vice de finanças; Alexandre Limeira, ex-vice de administração; Emidio Marques Ferreira, que ocupou cargo de vice de patrimônio; Marcelo Domingues de Freitas e Castro, ex-vice jurídico; e Carlos Pellegrini, ex-vice de futebol.
Em outubro, o Internacional tornou Vitório Piffero, Pedro Affatato, Emídio Ferreira e Alexandre Limeira inelegíveis no clube por 10 anos.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, o ex-presidente Piffero negou as irregularidades e disse que vai se defender quando for chamado pelo MP.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Piracicaba conquista o ouro no futebol masculino com goleada de 8 a 0 contra São José dos Campos
Na classificação final, Piracicaba somou 74 pontos e terminou sua participação na principal competição esportiva entre municípios do interior do Estado no décimo lugar
Rio Branco anuncia saída do gerente de futebol Brenno Presotto
Dirigente estava no clube desde 2022 e participou da campanha do acesso à Série A3 e do título da Série A4, em 2024
Ponte Preta pode terminar Série B com pior campanha e defesa mais vazada da história
Macaca tem 13 pontos e sofreu 73 gols após derrota por 5 a 1 para o Novorizontino