A 11ª edição do NBB (Novo Basquete Brasil) será marcada por mudanças significativas no modelo de transmissão. Os jogos da temporada 2018/2019, com estreia para 13 de outubro, serão exibidos por seis plataformas diferentes: quatro canais de televisão e dois serviços de streaming.
Os detalhes do novo modelo comercial do NBB foram apresentados ontem, em evento no Club Athletico Paulistano, em São Paulo.
Após o encerramento de um contrato de dez anos com o Grupo Globo, a LNB (Liga Nacional de Basquete), que organiza o NBB, abriu concorrência e optou pela diversificação de seus parceiros de transmissão, prática comum nos esportes americanos, por exemplo.
Até a temporada passada, os jogos eram exibidos na Band e no canal por assinatura SporTV, além das páginas do NBB no Facebook e Twitter.
Para a nova edição, sai o SporTV e entram outros três canais pagos: BandSports, ESPN e Fox Sports. As transmissões nas redes sociais continuam, assim como a exclusividade da Band na TV aberta.
Com isso, a liga nacional aumentará a quantidade de partidas exibidas de 50% na última temporada anterior para cerca de 75%. A fatia do streaming no bolo será de aproximadamente 35%.
De acordo com a organizadora do NBB, haverá transmissões de segunda-feira a sábado, distribuídas nas seis plataformas: Facebook (segunda), ESPN (terça), Twitter (quarta), BandSports (quinta), Fox Sports (sexta) e Band (sábado). Algumas partidas terão mais de uma emissora.
A geração das imagens será de responsabilidade da liga nacional, que repassará aos canais o produto pronto para ser colocado no ar.
Nos jogos previstos para o streaming, uma equipe contratada pela organização ocupará as funções de narrador, comentarista e repórter.