Por mais que o discurso no Palmeiras seja de que ainda é possível uma reviravolta na briga pelo título com o líder Flamengo -com 64 pontos, dez à frente dos alviverdes-, as ações demonstram que o clube já jogou a toalha, agora poupando jogadores.
No encontro com o Avaí às 18h deste domingo (26), na Ressacada, o time paulista completa a 58ª partida no ano, o que fez acender o sinal de alerta na comissão técnica. A estratégia é evitar que uma contusão mais grave prejudique o período de férias dos atletas, que começará a partir do dia 8 de dezembro.
Na última rodada, contra o Athletico-PR, o técnico Mano Menezes poupou o lateral-direito Marcos Rocha e o meia-atacante Gustavo Scarpa. O primeiro não treinou no campo nenhum dia desta semana e vai continuar fora do time. O segundo foi liberado pelo departamento médico, mas deve ficar na reserva.
A segunda baixa desta vez é o atacante Willian Bigode. Por causa de uma fibrose na coxa direita, o avante não vai atuar no sacrifício.
“Só estou tirando os jogadores que não podem jogar. Se tem algum indício, tiramos. O Scarpa foi tirado semana passada por isso, o [Willian] Bigode sentiu um desconforto cedo no jogo lá [Curitiba]. Certamente, para o jogo em Santa Catarina, o Willian não vai estar. É importante os jogadores estarem bem, porque são jogos de alta intensidade”, afirmou o treinador.
Dessa maneira, Mano confirmou que o volante Jean segue improvisado na lateral direita. No setor ofensivo, Carlos Eduardo, que jogou poucos minutos em duas das 11 apresentações na gestão do comandante, vai ser o escolhido.
Apesar de não ter mostrado um bom futebol e ser um dos atletas mais criticado pelos torcedores, o meia Lucas Lima deve ganhar essa oportunidade pela segunda vez nesta gestão de Mano. Quem perde espaço na equipe é Zé Rafael.
No sistema defensivo, o treinador vai ser obrigado a fazer uma segunda alteração. Com a suspensão do zagueiro Gustavo Gómez, Luan já foi confirmado como parceiro de Vitor Hugo.
O Avaí, lanterna da competição, com 17 pontos, também terá novidades na escalação, com a volta dos laterais Léo e Igor Fernandes.