sexta-feira, 19 abril 2024

Sabadão de clássico: Palmeiras encara o Santos

Jesualdo Ferreira, 73, e Vanderlei Luxemburgo, 67, não eram os nomes planejados por Santos e Palmeiras para a atual temporada. Em dezembro, os rivais tinham outro treinador como sonho em comum: Jorge Sampaoli. 

No fim, nem o time alvinegro conseguiu mantê-lo, nem o alviverde contratá-lo. Quase dois meses depois das contratações de seus novos técnicos, as duas equipes jogam neste sábado (29), às 16h, no Pacaembu, pela oitava rodada do Campeonato Paulista, em momentos distintos. 

Escolha santista, o português Jesualdo luta contra uma demissão precoce, enquanto Luxemburgo está tranquilo em sua quinta passagem pelo Palmeiras. 

Jesualdo chegou ao Santos pela fama de estudioso do futebol. Mas a lua de mel entre diretoria e treinador se rompeu rapidamente, mesmo com a liderança do Grupo A do Paulista, devido a um início pouco empolgante do time no campeonato: três vitórias, dois empates e duas derrotas. 

Mais determinante que isso, um futebol engessado e bem distante da fluidez ofensiva apresentada sob o comando de Sampaoli. 

Jesualdo, agora, é questionado inclusive internamente por suas escolhas táticas e por supostamente ter uma metodologia de trabalho pouco atualizada. 

Depois do clássico contra o Palmeiras, o Santos enfrentará já na terça-feira (3) o Defensa y Justicia (ARG), pela Libertadores. Abertamente, ninguém no clube menciona a possibilidade de demissão por enquanto. 

Apesar da segunda colocação no Grupo B, três pontos atrás do Santo André (se vencer o Santos, empata em número de pontos com o time do ABC, mas fica com a liderança pelos critérios de desempate), Luxemburgo tem bem mais tranquilidade para trabalhar. 

Desde a chegada, o técnico abriu espaço para jovens que subiram da base, como os volantes Gabriel Menino e Patrick de Paula e os atacantes Wesley e Gabriel Verón. Sem pressa, testa ainda com quem contará como principal pensador da equipe. Insistiu com Lucas Lima e tem experimentado Raphael Veiga no setor. 

O técnico só ganhou duas contratações até agora: o lateral esquerdo uruguaio Matías Viña, vindo do Nacional-URU, e o atacante Rony, ex-Athetico. 

Rony treinou como titular nesta sexta (28), na vaga de Willian. No restante, a equipe não deve ter novidades. O Santos pode ter a mesma escalação dos últimos jogos, mas ainda aguarda o retorno do atacante Raniel. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também