Terça, 07 Dezembro 2021

Santos desafia tabu contra América-MG

EsportesBrasileiro

Santos desafia tabu contra América-MG

Dos últimos 5 jogos, time mineiro ganhou 4 e Peixe precisa vencer hoje para escapar da zona de rebaixamento 

NESTE SÁBADO | Peixe, do técnico Fábio Carille, encara o América, às 21h, na Vila Belmiro (Foto: Ivan Storti/Santos FC)
O Santos tenta criar um ambiente festivo para o jogo contra o América-MG às 21h deste sábado (23), na Vila Belmiro, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas o retrospecto recente entre as equipes exige cuidado para o clube alvinegro neste confronto direto da parte inferior da tabela de classificação: dos últimos cinco jogos, o time mineiro ganhou quatro.

Desta vez a partida tem contornos de decisão para o Santos, que vive uma constante luta para não entrar na zona de rebaixamento. O time de Vila Belmiro está um ponto à frente do grupo dos últimos quatro colocados, mas, se ganhar, se igualará em pontos ao próprio América, 13º colocado, que não vence há três partidas e também está na disputa contra a degola.

A desvantagem do Santos no confronto se faz presente desde que o América voltou a flertar com a elite do futebol nacional, em 2016, com dois acessos e dois rebaixamentos. Até então, o time alvinegro tinha seis vitórias e três empates em jogos entre 1971 e 2011. Com a história revertida, os paulistas entrarão em campo tentando acabar com um tabu de cinco anos sem triunfo sobre os mineiros.

No reencontro, os dois times terão técnicos diferentes. O Santos tem Fábio Carille no comando, enquanto o América viu Vagner Mancini se transferir para o Grêmio. Marquinhos Santos, ex-Juventude, é o novo comandante americano.

Para esse jogo decisivo, o Santos terá grande apoio da torcida, que já comprou a totalidade dos ingressos colocados à venda. Existe a permissão para a ocupação de 50% da capacidade da Vila Belmiro, o que representa cerca de 8 mil aficionados.

Carille, que vem adotando um sistema com três zagueiros, pode mudar a formação agora, já que não terá Wagner Leonardo, suspenso. Porém, a única alteração confirmada até o momento é o retorno de João Paulo ao gol após cumprir suspensão automática.

RETROSPECTO
O bom momento americano no confronto direto começou em agosto de 2016, com uma vitória por 1 a 0, no estádio Independência, no encerramento do primeiro turno. O reencontro entre os times aconteceu na última rodada e foi também a última vitória do Santos no confronto. O resultado de 1 a 0, na Vila Belmiro, com gol de Ricardo Oliveira, valeu o vice-campeonato. Em 2018, as equipes voltaram a contar boas histórias. O primeiro jogo entre elas aconteceu na Vila Belmiro, em julho, com o América levando a melhor por 1 a 0.

Assim como neste ano, a partida de 2018 foi um confronto direto na rabeira do Brasileiro. Com a derrota, o Santos, que vivia uma de suas piores sequências no século e completava seis partidas sem vitória, entrou na zona de rebaixamento.

Para completar a série de insucessos do Santos no confronto, veio um derrota por 2 a 0 no primeiro turno da temporada de 2021 do Brasileiro. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 07 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/