O coordenador técnico da equipe de natação de Americana, Fábio Cremonês, foi convocado para integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira em duas importantes competições internacionais. Ele estará presente nos Jogos Pan-Americanos Júnior, que acontecem no Paraguai, e no Campeonato Mundial Júnior, na Romênia.
Com uma trajetória marcada pelo comprometimento com o esporte, Fábio iniciou sua carreira como atleta em Jaboticabal, no interior paulista. Depois, atuou por seis anos no Esporte Clube Corinthians Paulista, em São Paulo. Em 2011, aceitou o desafio de estruturar o projeto de natação em Americana, onde hoje lidera um trabalho reconhecido nacionalmente.
A convocação reforça o prestígio do trabalho desenvolvido na cidade e destaca Americana como um celeiro de talentos e referência na formação de atletas de alto rendimento.
“Já esperava a convocação, porque também sou um dos coordenadores da natação de base da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Como essas competições são voltadas para atletas da base, já havia uma expectativa de que eu fosse um dos responsáveis. Mesmo assim, é uma grande alegria. É importante para o meu currículo, para a experiência e, claro, para trazer esse aprendizado de volta para Americana”, explica Fábio.

Funções e desafios nas competições
No Pan-Americano, ele atuará como um dos treinadores da equipe, sendo responsável pela organização e logística da viagem. Já no Mundial Júnior, desempenhará o papel de chefe de delegação, cuidando de tarefas essenciais como a logística internacional, inscrições, cortes e a montagem dos revezamentos. “O principal desafio é lidar com as diferenças culturais e linguísticas: no Paraguai, com o espanhol; e na Romênia, com o inglês”, ressalta o treinador.
Contribuição para a natação de Americana
“Essa experiência internacional agrega muito. Nessas competições, a gente observa como outros países trabalham, troca ideias com treinadores do mundo inteiro e participa de congressos com atualizações da modalidade. Tudo isso retorna em forma de melhorias para o nosso projeto aqui.”
Desempenho da Seleção Brasileira
A equipe está na fase final de preparação. “No Pan-Americano, temos nomes fortes como Guilherme Caribé e Stephanie Baldutini, que vêm do Mundial Absoluto e vão direto para Assunção. No Mundial Júnior, temos jovens promessas como Lúcio Flávio, atleta do Pinheiros, que tem chances reais de medalha. A preparação tem sido intensa e bem planejada”, pontua Fábio.
Mensagem para os jovens atletas
O técnico expressa uma mensagens aos atletas futuros. “A mensagem que deixo é simples, trabalho duro e dedicação diária. Tivemos atletas de Americana que chegaram muito perto de integrar a seleção, como a Manuela Sêga, que quase foi convocada tanto para o Pan quanto para o Mundial Júnior. Acredito que, no próximo ciclo, teremos representantes locais. Com esforço e foco, é possível alcançar os objetivos.”
Entre os dias 10 e 14 de agosto, a Seleção participa dos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Assunção, no Paraguai. Já no período de 19 a 24 de agosto, a equipe disputa o Campeonato Mundial Júnior, na cidade de Otopeni, na Romênia.