sexta-feira, 22 novembro 2024

Cidades da região registram redução no número de homicídios

O número de homicídios dolosos registrados nos oito primeiros meses do ano caiu em Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia, em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Seguindo uma tendência verificada em todo Estado de São Paulo, as quatro cidades (todas na área de abrangência da Delegacia Seccional de Polícia Civil de Americana) observaram quedas de até 80% nos índices de assassinatos, como é o caso de Nova Odessa, onde houve maior redução na região nos números de homicídios, que despencaram de cinco casos de janeiro a agosto de 2018 para apenas um registro no mesmo período deste ano. Os números foram divulgados ontem pela SSP (Secretaria de Segurança Pública). 

Redução expressiva de homicídios, segundo as estatísticas oficiais da SSP, também foi verificada em Hortolândia, onde os assassinatos baixaram de 20 casos nos primeiros oito meses de 2018 para seis de janeiro a agosto deste ano. Índice de redução de 70%. 

Já a vizinha Sumaré também teve uma baixa considerável, de 50%, nos casos de assassinatos. Foram 20 crimes dolosos contra a vida na cidade nos oito primeiros meses do ano passado, contra 10 casos de janeiro a agosto deste ano. 

Santa Bárbara d’Oeste reduziu em 11,1% os assassinatos, com oito casos este ano, contra nove nos primeiros meses de 2018. 

A única exceção entre as cidades da região no levantamento da SSP é Americana, onde os homicídios tiveram aumento de um caso. Foram oito assassinatos de janeiro a agosto deste ano, contra sete no mesmo período de 2018 (percentual de 14,7% de elevação). 

NO ESTADO 

Os números oficiais de assassinatos em queda nas cidades da região refletem uma tendência que vem se verificando em todo o Estado de São Paulo nos últimos meses. De acordo com os dados da SSP, as cidades paulistas tiveram em agosto o oitavo mês consecutiva de redução nos casos de homicídios dolosos e latrocínios (roubo seguido de morte). A estatística oficial aponta queda de 9,38% nos casos de homicídios dolosos, que baixaram de 224 para 203 em todo Estado, se comparado o mês de agosto com igual período de 2018. Também houve queda nas ocorrências de roubos a banco e de carga, além de roubos e furtos de veículos em todo o Estado, segundo a SSP. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também