sexta-feira, 26 abril 2024

Empresários se unem e farão 55 mil máscaras para doação

Uma corrente do bem se espalhou por Americana. Pessoas estão se unindo para ajudar o próximo neste momento de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus e de queda da atividade econômica. Entre essas iniciativas estão a fabricação de máscaras caseiras para doação à população, como forma de evitar a contaminação.

Uma empresária do ramo têxtil se engajou na causa. E também a Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Americana e seus professores (leia texto abaixo).

A empresária, do setor têxtil, é Maria Fernanda Grecco Meneghel, presidente da Associação Rosa do Bem, que dá suporte a pacientes com câncer.

Ela reuniu um grupo de empresários para fabricar máscaras de algodão para doação a pacientes em tratamento e também para a comunidade carente. Estão sendo confeccionadas 55 mil máscaras de tecido.

Essas máscaras não podem ser usadas na rede hospitalar, mas as pessoas podem utilizá-las para ir ao supermercado, à farmácia ou até mesmo ao tratamento médico, explicou Fernanda.

É uma forma também de poupar as máscaras que estão faltando para os médicos, diz.

Assim que começou a pandemia, Maria Fernanda se questionou como poderia ajudar. Então surgiu a ideia de fabricar as máscaras.

Com ajuda de uma professora, Maria Adelina Pereira, montou um modelo, que foi aprovado pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária).

Então, arregaçou as mangas. Postou um vídeo nas redes sociais e confecções a procuraram. Utilizou tecido fornecido por sua fábrica, pela empresa do seu marido e por parceiros. Estão sendo confeccionadas 55 mil máscaras, que serão distribuídas nos próximos dias.

Uma parte será doada a comunidades carentes do Rio de Janeiro, outra a pacientes que são atendidas no Hospital do Câncer de Barretos e ainda para moradores de Americana.

Uma das confecções vai doar para os idosos internados nas Casas de Repouso. Unidades básicas de saúde também serão contempladas.

As máscaras são laváveis e não podem ser passadas com ferro, para não danificar o elástico. Têm durabilidade maior. Mesmo trabalhando em home office, Fernanda está coordenando os trabalhos e a fábrica.

“Esse é o momento de nos unirmos. O vírus está aí, vai vir, mas o que podemos fazer neste momento é nos cuidarmos e olhar para o próximo. Olhar para quem está com você na sua casa e aproveitar este momento de fé e rezar muito para as pessoas que vão estar carentes de comida e de tantas coisas”, afirma Maria Fernanda.

A partir de agora, com esta crise mundial, espera que os governantes passem a olhar para os menos favorecidos.

KITS

Maria Fernanda também montou 100 kits com produtos de higiene pessoal, como sabonete líquido, além de máscaras, luvas, álcool em gel e outros artigos para entregar aos colaboradores da empresa e às pacientes do Rosa do Bem.

Junto enviou um jogo de cartas para descontrair e aproximar ainda mais as famílias. “Nós, como sociedade, temos que olhar para o todo. Cada um pode fazer um pouquinho que vai gerar reflexo grande para a sociedade que necessita”, disse.

Alunos e professores organizam produção

Outra iniciativa partiu da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Americana, dos professores e dos alunos do curso de moda da instituição de ensino, além de indústrias e voluntários. As máscaras de uso social estão sendo fabricadas a partir da união de esforços de voluntários.

A coordenadora do Curso Têxtil e de Moda da Fatec Americana, Maria Alice Ximenes, informou que as máscaras são para uso social, pelas pessoas em geral, com o objetivo de conter a dispersão de gotículas ao falar, tossir e espirrar.
“Com as pessoas em geral usando essas máscaras mais simples, sobrarão mais máscaras com padrão Anvisa para os profissionais de saúde”, comentou a professora.

Essas máscaras são feitas com tecido de algodão, elástico e linha de costura. As peças serão confeccionadas pelos alunos nesta semana. O grupo está tomando cuidados com a logística para garantir a correta higienização.

Os voluntários estão aceitando doações. As empresas podem entregar os materiais na empresa Textec Indústria Têxtil, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 2.700, em Americana, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 12h às 17h.

Os interessados também podem entrar em contato pelo Instagram @fatecamoficial ou Facebook Fatec Americana.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também