sexta-feira, 22 novembro 2024

Trânsito mata mais em 2019

O número de acidentes de trânsito com vítimas fatais aumentou nas cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Paulínia nos oito primeiros meses de 2019 em comparação ao mesmo período do ano passado. 

Segundo dados do Infosiga (Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito) de São Paulo, publicados na última sexta-feira, nessas quatro cidades as variações percentuais variam de 25% a impressionantes 166,6% de aumento no número de mortes no trânsito de janeiro a agosto deste ano. 

O maior aumento na incidência de mortes no trânsito (166,6%) ocorreu em Santa Bárbara, onde já foram registrados 16 óbitos em acidentes até agosto deste ano, contra seis casos ocorridos entre janeiro e agosto do ano passado. 

Com 25 óbitos este ano, contra dez nos oito primeiros meses do ano passado, Sumaré teve aumento percentual de 150%. 

Em Americana, os óbitos em acidentes subiram de 11 para 18 ( 63,3%) no período analisado. Em Paulínia, o número de mortes saltou de quatro para cinco (25%) de janeiro a agosto. 

Por outro lado, outras três cidades da região tiveram reduções nos casos de acidentes fatais no trânsito: Nova Odessa, que teve um caso em 2018, e não teve qualquer morte no trânsito este ano; Hortolândia, que baixou de 23 casos no ano passado para nove este ano (redução de 60,8%); e Campinas, que baixou de 92 para 85 casos – diminuição de 7,6%. 

REPERCUSSÃO 

Em Nova Odessa, o chefe de Segurança Municipal e Autoridade de Trânsito, Franco Júlio Felippe, comentou o fato de o município não registrar mortes no trânsito pelo oitavo mês consecutivo. “É gratificante saber que nossas ações estão ajudando a salvar vidas e que está sendo reconhecido pelo programa Respeito à Vida do Governo do Estado pelas metas atingidas”, destacou. 

A Prefeitura de Hortolândia informou que para reduzir o número de acidentes com vítimas fatais na cidade, adotou, em 2017, uma série de ações de segurança viária, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, intensificação da Operação Tapa-Buraco, parceria com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para a implantação e o reforço da sinalização de trânsito em vias movimentadas e próximas de escolas, além da reativação dos aparelhos de radares controladores de velocidade, em janeiro deste ano, que estavam desativados desde o final de 2013. 

DIFERENCIAL 

Os números do Infosiga-SP são considerados mais completos que os registrados, por exemplo, nas estatísticas da SSP (Secretaria de Segurança Pública) e na PMRv (Polícia Militar Rodoviária). 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também