sexta-feira, 26 abril 2024

A vida ao longo do tempo

Por João Ulysses Laudissi 

A idade chega e com ela se descobre o tempo vivido que nos ensina que de nada valem as habilidades e os talentos aplicados de forma ineficaz. O amigo tempo nos ensina que a sorte de um indivíduo advém de sua vontade de trabalhar. Ensina também que o coração influencia no planejamento, mas o planejado só terá sucesso se as mãos estiverem prontas para executá-lo. 

O tempo, quando foi bem usado, proporcionou o surgimento de preciosas realizações. Diante deste fato, observa-se que quem não souber usar bem o tempo, usando com atividades que não leva a lugar algum, não tem a noção de como dimensionar corretamente o desbaste da bruteza de um agir impróprio.

Na vida o indivíduo deve ater-se aos ensinamentos dos acontecimentos do cotidiano ficando alerta, instruindo-se e se dando conta de que observando, ou não, o tempo continua a passar. O tempo é o parceiro do indivíduo desde o seu nascimento, quando é ligado o cronômetro regressivo da vida, até o dia em que se torna apenas matéria e o cronômetro da vida do indivíduo para.

Por isso, do indivíduo se espera que saiba fazer o uso eficaz do tempo, sem ser escravo dele, e que possa progredir para que não seja neutralizado e enganado pelos acontecimentos do cotidiano.

No decorrer do tempo o indivíduo deve mirar no domínio dos pensamentos impróprios com uma força que possa tornar polidas as situações brutas e opacas que são apresentadas. Para isto, necessitará de uma força acompanhada de sabedoria e de controle para agir com atitudes necessárias requeridas no momento em que a omissão da ação não seja mais admissível.

Portanto, o indivíduo deve entender que originalmente é um ser que demanda constante aperfeiçoamento dos seus conhecimentos e que para isto precisa de disciplina e constância de propósito no que deseja e terá, muitas vezes, que remover a rudeza e a ignorância de seu comportamento para revelar o seu verdadeiro intelecto e a sua real beleza interior, que fica camuflada pela superfície externa que esconde o seu verdadeiro e íntimo ser.

Feita esta remoção a origem do seu pensamento irá expor o grau de pureza da sua alma de modo a transformar-se num membro melhor na sociedade. Por isso, nada na vida é em vão e quase tudo pode ser possível, mas para que isso possa acontecer requer um trabalho persistente e incansável que induza à prática da virtude responsável.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também