segunda-feira, 25 novembro 2024

Araraquara, morada do sol

Por Ailton Gonçalves Dias Filho, pastor presbiteriano
Por
Ailton Gonçalves Dias Filho
Foto: Arquivo Pessoal

No último dia 13 de novembro, segunda-feira passada, foi lançado na Livraria Cultura, em São Paulo, o livro do professor Edinho Silva, com o título “Uma cidade na luta pela vida – da pandemia ao 08 de janeiro”. Queria ter ido na cerimônia de lançamento. Não pude ir. Mas, num gesto de pura gentileza, um amigo do autor esteve na cerimônia e me trouxe o livro de presente. Que agradável surpresa!

Escrevo este artigo sem concluir na íntegra a leitura do livro. Mas, ouso tecer alguns comentários. Edinho Silva é hoje um dos grandes nomes das agremiações partidárias. Prefeito de Araraquara, cumprindo seu quarto mandato, o livro mostra como a cidade tornou-se referência nacional no enfrentamento à Covid-19 entre 2020 e 2021 ao tomar decisões corajosas fundamentadas na ciência. Suas decisões, como gestor público, polarizavam ao negacionismo oriundo do Palácio da Alvorada. Decisões ousadas, impopulares, mas, pautadas pela ciência, colocaram Araraquara na vanguarda do enfrentamento da pandemia. Vidas foram poupadas. Vidas foram salvas. É preciso coragem para tomar decisões.

Ao apreciar o livro, o leitor perceberá como foi a luta contra o contágio da Covid-19, mas, também, como foi fazer isso em meio a uma enxurrada de desinformações, espalhadas via redes sociais. Foi o enfrentamento de dois vírus, um mais letal que o outro. O livro conta como a cidade saiu vitoriosa na luta contra os dois.

O Tribunal Superior Eleitoral deveria tornar o livro do professor Edinho leitura obrigatória para todos os candidatos a prefeitos nos mais de 5.500 municípios brasileiros. Certamente, teríamos candidatos mais preparados para a gestão de nossas cidades e seus desafios.

A cereja do bolo, no livro, é o capítulo 5, quando o autor relembra as torrenciais chuvas que caíram como dilúvio sobre a cidade no final de dezembro de 2022, devastando a bela cidade de Araraquara. Essa situação trouxe abatimento à cidade nos primeiros dias de janeiro. Mas, trouxe também à cidade, o amigo e companheiro de caminhada, o empossado Presidente da República, alçado pela terceira vez ao cargo mais importante da República. E, de lá, da “Morada do Sol”, estupefatos, assistiram ao covarde ataque à democracia. Assim, mais uma vez, a partir de Araraquara, decisões são rapidamente tomadas, evitando uma tragédia maior, a derrocada de nossa democracia. A democracia foi preservada.

Araraquara não é somente a “morada do sol”. Não é somente a terra da guerreira Ferroviária. Não é somente a terra da melhor coxinha do Brasil, segundo o amigo que me presenteou com o livro. É terra do professor Edinho Silva, prefeito e agora escritor!

Parabéns!

É isso!

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também