sábado, 23 novembro 2024

Apoio financeiro personalizado a pequenas e médias empresas

Por Vinícius Libório 

É incontestável a importância das pequenas e médias empresas (PMEs) para a economia brasileira, em razão do alto volume de negócios e de empregos que geram em todo o território nacional. Pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base em dados do Caged revela que, enquanto os pequenos negócios foram responsáveis pela criação de 2,1 milhões postos de trabalho em 2021, as médias e grandes empresas concluíram o ano com um saldo positivo de 505,4 mil novos empregos.

O número de PMEs também apresenta crescimento expressivo. Levantamento do Sebrae com base em dados da Receita Federal aponta que, somente em 2021, foram abertas 121,9 mil empresas de pequeno porte no País, número 29% superior ao de 2020. Hoje, segundo a plataforma de big data Econodata, são cerca de 1,128 milhão de empresas de pequeno porte no Brasil e quase 116 mil de médio porte.

Entre as vantagens das PMEs está sua maior capacidade de adaptação a momentos de crise, pois a estrutura desse tipo de empresa, em geral, é mais enxuta. No entanto, elas podem sofrer mais para encontrar opções de crédito, já que têm maior grau de risco. Por isso, ter um apoio financeiro personalizado é fundamental para a sobrevivência das empresas desse porte. Ideias customizadas, no lugar de soluções padrão, ajudam essas empresas a ter um crédito aprovado mais rapidamente e a viabilizar demandas específicas de investimento, de capital de giro ou de negócios internacionais, entre outras.

O Santander, por exemplo, expandiu sua equipe comercial no interior paulista, nos últimos dois anos, para intensificar sua atuação junto a pequenas e médias empresas com faturamento anual entre R$ 3 milhões e R$ 30 milhões, com os chamados Polos PMEs. Para garantir atendimento personalizado a cerca de 20 mil clientes, as equipes dos polos Norte e Sul da Rede SP Interior possui 140 profissionais dedicados exclusivamente ao atendimento desse perfil de empresas. Esses polos contam com 20 escritórios de negócios nas regiões de Campinas, Sorocaba, Jundiaí e Piracicaba, entre outras.

A ampliação da equipe especializada garante a proximidade com os clientes e atende ao crescimento constante verificado nas indústrias, comércio e serviços. Esse modelo pioneiro de atendimento disponibiliza gerentes que realizam visitas periódicas às empresas, estabelecendo uma relação próxima e duradoura com os clientes, na medida em que conhecem a fundo suas demandas. Nos polos, em média, 80% dos atendimentos ocorrem presencialmente.

Hoje, os clientes PMEs são responsáveis por 13,6% da carteira do Banco, segundo o balanço do 1º trimestre de 2022 divulgado em abril. Entre março de 2021 e o mesmo mês deste ano, houve aumento de 12,2% na carteira de crédito para PMEs. Devido à sua relevância, acreditamos que continuaremos a registrar em 2022 números positivos nesse segmento. 

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