domingo, 8 dezembro 2024

Intenções

Por Marcos Barbosa 

Precisamos falar sobre intenções. Desde criança ouço que “de boas intenções o inferno está cheio”. E será mesmo? Num mundo tão doente, com pessoas tão cegas, a intenção é tão importante quanto o próprio ato. Se definido e deixado claro desde o início, não deveria haver espaço para aborrecimentos e muito menos expectativas.

As pessoas enchem a boca pra falar que têm amigos, mas um amigo de verdade não te abraça quando você erra, pelo contrário, diz exatamente o que você precisa ouvir. Amigos que concordam muito com o que você diz, de duas uma. Ou eles não têm opinião própria ou não ligam o suficiente para você, a ponto de dar aquele chacoalhão necessário. Aliás, amigo que é amigo, não te abraça num dia e no outro te joga no fogo.

É engraçado como as pessoas passam por experiências e não aprendem com os erros. Seguem replicando a vida toda. Mudam de trabalho, terminam relacionamentos, mas não são capazes de entender que o problema está em si.

Fazer terapia sem aplicar a autoanálise não vale de nada. Ouvir coisas bonitas e utópicas, você pode encontrar em mensagens motivacionais nas redes sociais. Cria-se uma expectativa exacerbada sobre as pessoas e de forma desnecessária. E pra ser franco, quando estou em um projeto me interessam os resultados.

Outro ponto a analisar é a forma como uma história é contada. As pessoas cometem o grave erro de ouvir apenas um lado dos fatos, sendo assim, injustas com os demais envolvidos. Bom esclarecer que o interlocutor escolhe contar aquilo que vai contribuir para que ele se saia bem da situação. Ao ponto de não reconhecer as próprias falhas.

E aí, se você mesmo não é capaz de reconhecer as próprias falhas, sinto em contar, mas ou há uma carência desenfreada te assolando, pois só age assim quem tem medo de perder quem te cerca, ou podemos dizer que existe aqui um grau claro de manipulação exercida.

Como especialista em comunicação, preciso esclarecer. Existem ruídos demais ao se comunicar. Quase 90% das vezes não comunicamos algo como gostaríamos. Sendo assim, por que ser tão duro com o outro? Se tem uma coisa que pago pra não entrar é em brigas ou discussões. Mas, às vezes, quando tocam em pontos muito importantes para gente, é inevitável.

Também aprendi que as pessoas passam pela vida e que as mentiras não se sustentam por muito tempo. Então, não se preocupe! A verdade sempre dá um jeito de aparecer.

Se cabe um conselho, não perca tempo, energia e nem sono com quem não luta contigo e não partilha dos mesmos propósitos. Se agarre no que acredita, no seu propósito e na sua fé! É o necessário para passar por qualquer situação.

Se desgastar, descabelar e se sentir desprestigiado com tantas situações adversas, faz parte. O que não se pode é deixar a peteca cair. Qualquer resultado depende de constância e rotina. Pode parecer óbvio e é. Só não aplica na vida o preguiçoso.

E não fique triste se você é o assunto das rodas de fofoca. As pessoas só falam de alguém quando ela emana luz. Pessoas apagadas passam despercebidas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também