domingo, 24 novembro 2024

Integração da RMC completa 20 anos

Por Vanderlei Macris 

A RMC (Região Metropolitana de Campinas) está completando 20 anos de sua integração. Muito me orgulho de toda a luta pela constituição desta importante união de 20 municípios, quando na época era presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

Algo que me marcou, foi uma reunião com então governador e grande amigo Mário Covas (in memorian) sobre a criação da RMC. Ele (Covas), a princípio, hesitou, mas me desafiou. “Macris, se você conseguir apoio de todos os prefeitos da região, eu envio para a Alesp o projeto de criação do bloco”.

No mesmo dia, conversei com o prefeito de Campinas, Chico Amaral (in memorian), e em uma semana conquistamos o apoio de todos os prefeitos. Então, Covas, como sempre, cumpriu sua promessa e rapidamente coloquei o projeto em votação na Alesp e, assim, foi aprovada a criação da RMC em junho de 2000.

Uma das mais importantes regiões no cenário econômico brasileiro, com um abrangente parque industrial, a Região Metropolitana de Campinas abriga quase 3,5 milhões de habitantes, sendo a segunda maior do estado e uma das maiores do país. A RMC conta ainda com o maior aeroporto de cargas da América Latina e um dos principais centros de pesquisas científicas e tecnológicas do Brasil, além da Região do Polo Têxtil.

A região tem um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 105,3 bilhões/ano, com uma renda per capita bastante significativa, se comparada ao estado de São Paulo ou Brasil, correspondendo a aproximadamente 8% do PIB nacional. A criação da RMC acelerou o desenvolvimento dos municípios, favorecendo muito todo o estado economicamente. Com uma das melhores malhas rodoviárias do país, a região é um grande polo do transporte brasileiro.

Há mais de duas décadas, a primeira região metropolitana do interior paulista contribui de forma significativa para o desenvolvimento do nosso Brasil. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também