sábado, 27 abril 2024

As implicações da pandemia na autoestima

A pandemia de Covid-19 impôs uma série de mudanças no dia a dia das pessoas, como o distanciamento social, home office, reuniões e confraternização por videoconferência. Com o aumento das videoconferências, as pessoas passaram a se ver de um novo ângulo e com mais frequência. Uma mudança de hábito que gera impacto na autoestima. O resultado desta maior observação de si mesmo pode ser sentido nos consultórios. A procura por procedimentos estéticos na face aumentou 50% mesmo em tempos de pandemia. Podemos dizer que com a pandemia, muitas pessoas mudaram a forma de se enxergar. O desejo de mudar a aparência ou formato do corpo está diretamente ligado à autoestima, tão importante para a saúde quanto a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.
As pessoas estão se vendo mais e, quando se incomodam com alguma imperfeição notada através das telas do computador ou celular, elas querem corrigi-la. Muitas vezes é um olhar cansado ou linhas de expressão que levam a uma aparência preocupada ou aborrecida. Detalhes que, corrigidos, fazem toda a diferença na autoestima do paciente. Na era das selfie, do trabalho remoto e virtual, se sentir bem consigo mesmo é fundamental para a autoestima. Quando as pessoas se sentem bem e estão felizes com sua imagem, elas também se sentem mais seguras pessoal e profissionalmente.
Mesmo com a retomada das cirurgias eletivas, muitos pacientes que desejam realizar algum tipo de cirurgia plástica ainda se sentem inseguros com relação à segurança, por conta da pandemia. Mas há os chamados hospitais isolados, que não estão atendendo e nem internando pacientes com suspeita de Covid-19 ou que apresente sintomas de qualquer outra síndrome respiratória. E são nestes hospitais que as cirurgias plásticas costumam ser feitas. Quando um paciente com suspeita de Covid-19 chega nestas unidades ele é imediatamente transferido para outro hospital. Este isolamento dá mais segurança para realizar as cirurgias plásticas.
Paralelamente a este isolamento, vale ressaltar que, para voltar à rotina das cirurgias, hospitais e toda a equipe médica seguiram um rígido protocolo de segurança. Hoje, mais do que nunca, a escolha correta do médico e do local onde será realizado o procedimento é fundamental.
A cirurgia plástica pode ser uma boa alternativa para as pessoas melhorarem a visão que têm de si mesmas, e consequentemente melhorarem sua autoestima. Mas é preciso ter muito cuidado antes de decidir fazer uma cirurgia plástica. É preciso ponderar os motivos, as verdadeiras razões, escolher muito bem o profissional e o hospital onde será realizado o procedimento. E se informar e avaliar todos os detalhes da cirurgia e dos cuidados necessários na recuperação. Afinal, a cirurgia plástica precisa ser a solução de um incômodo e não o motivo de mais um problema.
Escrito Por: Samir Eberlin
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também