segunda-feira, 9 setembro 2024

Dilemas

POR AILTON GONÇALVES DIAS FILHO / PASTOR PRESBITERIANO

Certamente você já enfrentou um dilema em sua vida. Na prática você sabe muito bem o que é um dilema. Dilema é a transliteração exata do grego e latim e que foi absorvido pela língua portuguesa, “última flor do Lácio, inculta e bela”. É um substantivo masculino. 

Segundo o dicionário Aurélio é um “raciocínio cuja premissa é alternativa, de sorte que qualquer dos seus termos conduz à mesma consequência”. No sentido figurado, ainda segundo o dicionário, “é uma situação embaraçosa com duas saídas difíceis ou penosas”.

Neste mês de outubro viveremos a experiência de um dilema. Creio que não preciso explicitá-lo aqui neste espaço. Os bons (e)leitores entenderão claramente. A melhor postura diante de dilemas é agir com sabedoria. A história de Israel registra o episódio vivido pelo rei Salomão diante de duas mulheres na disputa de um filho. 

O filho de uma delas tinha morrido. As duas começam a disputar pelo filho vivo com acusações mútuas de que uma tinha roubado o filho da outra. Eis o dilema!.

Como resolvê-lo? Que decisão tomar? Quem está falando a verdade? Qual é a verdadeira mãe do filho vivo? O registro diz que Salomão pediu uma espada e fez menção de dividir a criança em duas partes. Diante da sentença proposta pelo rei, a verdadeira mãe se manifesta oferecendo a criança à outra mulher. A outra mulher não se importa com a sentença do rei.

Assim ele descobriu a verdadeira mãe que teve seu filho restituído. O dilema foi desfeito. Dilemas são resolvidos com sabedoria. É o que estamos precisando. O rei Salomão pediu a Deus sabedoria. Ele obteve seu pedido. Tiago, o irmão do Senhor Jesus Cristo, nos orienta a fazer exatamente como fez Salomão. 

Diz ele: “Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele dará porque é generoso e dá com bondade a todos”. Orienta-nos ainda a pedir com fé e para não duvidar de jeito nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro.

Que a sabedoria dada por Deus dissipe nossos dilemas. Que nossas escolhas não sejam penosas e que não nos causem danos. Que o Senhor Deus nos encha com sabedoria vinda do alto. Não existe dilema que resista ao (e)leitor sábio. Se correr o bicho pega. Se ficar o bicho come. Mas, se agir com sabedoria e discernimento o bicho foge. É isso! 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também