domingo, 22 dezembro 2024
OPINIÃO

Indústria impulsiona a economia na Região Metropolitana de Campinas

Por
Rafael Cervone e José Henrique Toledo Corrêa
Por Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e por José Henrique Toledo Corrêa, diretor-titular da Regional Campinas do Ciesp| Foto: Divulgação

O Ciesp-Campinas, que comemorou 75 anos em 16 de dezembro, tem contribuído, ao longo de sua história, para o fomento da indústria e da economia locais. A Região Metropolitana de Campinas (RMC) destaca-se no cenário brasileiro com um PIB estimado em US$ 50 bilhões, o equivalente a 7,9% do paulista e 2,3% do nacional e maior do que o de muitos países latino-americanos.

É ainda, um polo de atração para grandes empresas, abrigando filiais de 50 posicionadas entre as maiores do mundo. A infraestrutura de transportes é outro ponto forte, abrangendo o Aeroporto Internacional de Viracopos, as rodovias Anhanguera, Bandeirantes e Dom Pedro I e o modal ferroviário.

A área de ciência, tecnologia e educação apresenta impacto relevante. Campinas detém o maior nível de conectividade do Brasil, com 692 mil celulares, tabletes e modens plugados na banda larga. A Região Metropolitana ocupa a segunda posição em termos de acesso à internet. O município é sede de 18 instituições de Ensino Superior, incluindo a Unicamp, referência na produção de patentes no País.

Cabe enfatizar, também, que Campinas possui o maior acelerador de partículas do Brasil e um dos maiores do mundo, o Sirius. Inaugurado em 2018, é uma infraestrutura de pesquisa de 68 mil metros quadrados e quarta geração. Acelera elétrons a uma energia fixa de 3 giga elétron-volt (GeV), quase à velocidade da luz. A luz síncrotron gerada por esse processo é usada em pesquisas sobre materiais como células humanas, rochas de petróleo e novas tecnologias de energia renovável. Há uma ligação entre a importante unidade e o Ciesp. Realizamos recente visita técnica ao local. Ademais, há um projeto com o Senai e empresas associadas à nossa entidade. Estamos trabalhando de modo conjunto em inovação disruptiva.

O Sirius evidencia a importância de Campinas e sua região para o avanço do Brasil. Buscamos contribuir para isso. Os 19 municípios sob a jurisdição da Diretoria Regional do Ciesp-Campinas têm população total de 2,56 milhões de habitantes, para os quais a indústria desempenha significativo papel socioeconômico: na região, o setor conta com 6.533 empresas, empregando 188.964 pessoas, o que representa 21,4% da força de trabalho local, segundo o IBGE.

Nossa entidade atua com dinamismo na promoção de um ambiente favorável aos negócios, trabalhando para o fomento industrial e o avanço da economia. Representa o setor em todas as instâncias do poder público, na interação com os demais ramos de atividade e no âmbito da sociedade civil. Também presta importantes serviços aos seus associados nas áreas jurídica, comércio exterior, tecnologia, empreendedorismo, sustentabilidade e desenvolvimento humano organizacional.

A capacidade de inovação e a força da indústria na região de Campinas são diferenciais que geram oportunidades para as empresas, aproximando-as dos parques tecnológicos, para que possam desenvolver produtos e colocá-los no mercado.

O futuro da economia local sinaliza um círculo virtuoso de progresso. Nesse contexto, a Diretoria Regional do Ciesp segue muito empenhada em apoiar o setor e contribuir para o crescimento sustentado do PIB e o bem-estar da população.

*****

*Rafael Cervone é presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)

*José Henrique Toledo Corrêa é diretor-titular da Regional Campinas do Ciesp.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também