sexta-feira, 26 abril 2024

Você está velho demais

Por Marcos Barbosa 

Desde pequeno ouço pessoas ao meu redor dizendo estarem velhas demais para a realização de algumas coisas. Sejam elas para vestir uma determinada roupa, ir a um evento ou galgar novas conquistas. Com o tempo fui entendendo que isso faz parte de uma ideologia social, do ideal a ser atingido para que tenhamos uma vida plena.

Afinal, há um prazo para que todas as coisas sejam obtidas ou realizadas? A quem pertence essa ideologia? Vejo que esta é uma cultura antiga e que vem sendo passada de geração para geração, não levando em consideração as marcantes mudanças às quais o mundo vem passando e sua renovação de valores.

Antigamente, àqueles que trabalhavam em indústrias e ingressavam no mercado de trabalho antes dos vinte anos de idade, tinham como garantia uma boa vida. Era a certeza de um bom salário e então a realização de projetos, tidos como importantes, enquanto sociedade, como a aquisição de carro, casa e a constituição de uma família. A verdade é que os tempos mudaram e nada é como antes. Os empregos, por exemplo, já não pagam tão bem. É requerido mais estudo e preparo para o trabalho. Nossas predileções também não são mais as mesmas. Falando por minha geração e pelas pessoas que conheço, não vejo muitas com carro, comprando o primeiro imóvel ou em um emprego que lhe garanta a tal da estabilidade.

Antigamente, morar de aluguel era um absurdo. Chegar aos trinta anos sem um bom emprego, uma casa e um carro, inadmissível. Hoje em dia, não é mais assim, mas os mais velhos ditam isso às gerações mais novas, nos fazendo sentir incapazes e malsucedidos.

O que é um bom emprego? Uma carreira sólida? Para mim, desde que seja um lugar que você goste de trabalhar e tenha condições para exercer sua profissão, é um bom emprego. Aliado a um bom salário, ok, seria incrível. Mas nem todo mundo consegue aliar. Uma pois, muitas empresas não pagam tão bem quanto antes, outra porque nem mesmo o mercado permite.

Conheço muita gente que nem mesmo ingressar no mercado de trabalho conseguiu ainda. Outros que de alguma forma estavam e, hoje, encontram-se desempregados. Não há garantia de nada.

Ainda sobre pagar aluguel. Me mostre uma pessoa que você conheça que more na cidade de São Paulo e que possua imóvel próprio. São poucas. Além de caro, tudo é tão incerto que não faz sentido. Com o mercado de trabalho tão fluido, não é seguro se prender a um só lugar. É preciso estar à disposição para que a qualquer momento você possa se mudar.

Com o avanço dos tempos, não existe uma idade certa para que todas as coisas ocorram. Existe o tempo certo para cada um de nós. É preciso também ter a convicção de que o conquistado agora pode não durar para sempre. O amanhã, infelizmente para alguns e felizmente para outros, é desconhecido.

Então, se te faz bem vestir uma roupa em que você se sinta mais jovem, vista. Se te faz bem ter amigos mais jovens, tenha. Se é um carro que lhe falta, compre. Não há regras. As lutas de hoje são exatamente para que estigmas opressores do passado cheguem ao fim. Ninguém é velho demais para desbravar o desconhecido ou se sentir jovem. Afinal, você tem a idade que a sua alma estima ter. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também