A plataforma educacional on-line, com cursos gratuitos, SindusCon-SP Na Prática (sindusconspnapratica.com.br) foi apresentada pela Regional Campinas do SindusCon-SP, na terça (18 de julho). O diretor da Regional, Marcio Benvenutti, na apresentação para a Imprensa também abordou a importância da qualificação de profissionais para o setor da construção civil, em razão de novas tendências e a crescente evolução nos processos construtivos. Na Região de Campinas 30 mil profissionais atuam no setor da construção civil.
A diretora-adjunta do SindusCon-SP-Campinas, Marina Benvenutti, afirmou que o SindusCon-SP Na Prática traz temas variados, abordando produtos e serviços, com conteúdos práticos da construção civil e arquitetura e conta com a participação de grandes players da indústria da construção civil.
Os cursos disponibilizados são direcionados para alunos de Engenharia Civil e Arquitetura e valem como aulas complementares. Na plataforma são fornecidos todos os detalhes para os interessados, inclusive certificados pelo SindusCon-SP e empresas parceiras. Atualmente a plataforma conta com 21 cursos on-line disponíveis e 28 em processo de produção e mais de 2 mil alunos já cadastrados.
Marina Benvenutti afirmou que qualquer pessoa que tenha interesse nas áreas de construção civil e arquitetura ou nos temas abordados, também pode fazer esses cursos on-line gratuitamente. Outro aspecto destacado nessa apresentação é a diversidade dos cursos, que abordam os mais diferentes temas do setor. Desde o uso de perfis metálicos em fundações, passando por sistemas de paredes de concreto, revestimentos cerâmicos e até o mais recente – Legislação para Aprovação de Projetos em Prefeituras.
No caso do curso Legislação para Aprovação de Projetos em Prefeituras, realizado em parceria com a Prefeitura de Campinas, a diretoria Regional do SindusCon-SP ressaltou a importante contribuição que ele traz, no sentido de agilizar processos em uma área fundamental para as construtoras, que necessitam de profissionais altamente capacitados para essa atividade.
Qualificação Profissional – O diretor da Regional Campinas do SindusCon-SP abordou as novas tendências construtivas e também um dos grandes desafios do setor, a qualificação constante de profissionais. Ele citou a qualificação de Mestre de Obras, que a entidade realiza em parceria com o Senai. Desse profissional, conforme Marcio Benvenutti, se espera o conhecimento de plantas e processos das obras, bem como o domínio no uso de ferramentas, como o tablet.
Benvenutti fez uma explanação sobre a evolução do setor da construção civil nas últimas décadas e a necessidade cada vez maior de profissionais altamente qualificados em cada fase do empreendimento. “O setor da construção civil está passando por grandes transformações, com mudanças constantes nos seus processos. Comparo esse processo ao que ocorreu com as montadoras de veículos. Um exemplo bem simples. Antes um azulejo media 15 cm por 15 cm e hoje temos placas de 1,2 m por 2 metros. Isso exige profissionais habilitados para as novas tarefas e treinados para o uso das ferramentas utilizadas”, acrescentou.