quinta-feira, 2 maio 2024
REFLEXÃO

Restreando: O retorno de um ex-mandatário

Por Eng. João Ulysses Laudissi
Por
Eng. João Ulysses Laudissi
Foto: Arquivo pessoal

Um certo ex-mandatário, visando o seu retorno às disputas para ocupar novamente um cargo que outrora deteve, considera que o seu retorno ao poder se dará com facilidade e sem nenhuma oposição da ampla maioria popular, pois considera que suas realizações pretéritas bastam. Só para lembrar: As glórias do passado não garantem os sucessos no futuro!!!

Ele, o ex-mandatário, tem a convicção de que virá em altura avantajada e que não será necessário realizar muita publicidade do seu nome, mantendo-se calado sobre certos atos pretéritos que podem compromete-lo e, principalmente, guardando a sete chaves os segredos de grande parte dos “acordos” de bastidores que serão cumpridos se eleito for. Essa é a maneira como acredita que o resultado da vitória no pleito virá, postando-se encarnado à pureza de uma imagem de pessoa normal que vive harmoniosamente com todos.

Se retornar como vencedor do pleito, o ex-mandatário, agora reeleito, suportará muita pressão e poderá ser rejeitado por parte significativa de quem o não elegeu, pois é assim no mundo atual que vivemos e como resultado, se não for hábil negociador, sofrerá grande oposição e quiça o impedimento.

Por isso, o ex-mandatário na condição de candidato, é bom mostrar muito do seu lado espiritual, extremamente verdadeiro e competente para visualizar e anunciar as coisas vindouras, pois se falhar nisto não conseguirá executar na plenitude o seu projeto e a sua obra começará a ser criticada, desvalorizada e desapoiada inclusive por seus próprios pares.

Isto posto, o retorno do ex-mandatário ao poder requer primeiramente deste a obrigação de ouvir a voz daqueles que amam a sua verdade e daqueles que também “odeiam a sua verdade”. Depois disto, poderá reaparecer abertamente e com todo o seu olhar a todos para começar a cumprir suas promessas buscando a harmonia nas relações sociais. Assim, todos aqueles que inicialmente se opuseram, rejeitaram e condenaram o retorno do ex-mandatário baterão contra seu peito e se encherão de remorso por verem que tudo o que fora prometido em campanha foi realizado de forma justa, transparente, competente e sábia!

Aaah!!! Para encerrar este texto me lembrei de um ensinamento judaico retratado em uma lenda do século XIX, chamada de: “A Verdade e a Mentira se encontram um dia”. Diz ela:
“Certo dia, a mentira e a verdade se encontraram.
A mentira disse para a verdade:
– Bom dia, dona verdade!
E a verdade foi conferir se realmente era um bom dia.
Olhou para o alto, não viu nuvens de chuva, vários pássaros cantavam e vendo que realmente era um bom dia, respondeu para a mentira:
– Bom dia, dona mentira!
– Está muito calor hoje, disse a mentira.
E a verdade, vendo que a mentira falava a verdade, relaxou.
A mentira então convidou a verdade para se banhar no rio.
Despiu-se de suas vestes, pulou na água e disse:
-Venha dona verdade, a água está uma delícia.

E assim que a verdade sem duvidar da mentira tirou suas vestes e mergulhou, a mentira saiu da água e vestiu-se com as roupas da verdade e foi embora.

A verdade por sua vez recusou-se a vestir-se com as vestes da mentira e por não ter do que se envergonhar, saiu nua a caminhar na rua.

E aos olhos de outras pessoas era mais fácil aceitar a mentira vestida de verdade, do que a verdade nua e crua”.

E, assim encerro, acreditando que na realidade dos seres humanos aquilo que tentam mostrar nem sempre corresponde à verdadeira intenção. Pegue as pipocas, que o filme está prestes iniciar. Bom espetáculo!!!

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também