quinta-feira, 2 outubro 2025
ALERTA

Especialista da FAM alerta sobre riscos de bebidas adulteradas com metanol

Não há como diferenciar o metanol do etanol pelo cheiro, cor ou sabor
Por
Diego Rodrigues

Após o aumento de casos de intoxicação por bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, o Ministério da Saúde instalou uma Sala de Situação para acompanhar os episódios em todo o país.

Levantamento
Até o momento, foram registradas 43 ocorrências, sendo 39 em São Paulo (10 confirmadas e 29 em investigação) e 4 em Pernambuco. Um óbito foi confirmado em São Paulo, enquanto outros sete casos seguem em análise.

A professora Anna Alves, do curso de Farmácia da FAM – Faculdade de Americana, explica que “o metanol é um álcool, como o etanol, que é usado em alguns processos químicos na indústria. Nas bebidas, ele é utilizado como adulterante para aumentar o teor alcoólico. Porém, é muito tóxico, pois durante seu metabolismo no organismo ele forma o ácido fórmico, que pode causar cegueira, náusea, vômitos e sensação de embriaguez rápida.”

Identificação
Não há como diferenciar o metanol do etanol pelo cheiro, cor ou sabor, por isso é fundamental identificar os sintomas rapidamente e buscar atendimento médico. Entre 12 e 24 horas após a ingestão, os efeitos do metanol podem surgir, incluindo dor abdominal, alterações visuais e confusão mental, e diante desses sinais a orientação é procurar atendimento de emergência imediatamente.

Uma dos estabelecimentos fiscalizados na região. Foto: divulgação

Como estão cidades da região?
Na região de cobertura da TV TODODIA, operações policiais recentes resultaram na apreensão de mercadorias irregulares, interdição de estabelecimentos e detenção de comerciantes por venda de bebidas falsificadas ou sem nota fiscal. Até agora, não houve registro de produtos adulterados com metanol na área.


A Sala de Situação reúne representantes dos Ministérios da Saúde, Justiça e Agricultura, além da Anvisa, conselhos de saúde e secretarias estaduais, e o grupo atuará de forma extraordinária enquanto houver risco sanitário relacionado às bebidas alcoólicas adulteradas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também