sexta-feira, 31 outubro 2025
QUASE 17 HORAS DE JÚRI

Acusados pela morte do policial do Baep pegam 42 e 46 anos de prisão; terceiro réu ainda será julgado

Crime aconteceu em 2023, em Santa Bárbara d'Oeste
Por
Cristiani Azanha, Airan Prada, Felipe Gomes e João Victor Viana
Leandro Barbosa integrava o 10º Baep desde 2019. Foto: Reprodução/Redes sociais

Dois dos três acusados de envolvimento na morte do policial militar Leandro Silva Barbosa, de 38 anos, integrante do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), foram condenados na madrugada desta sexta-feira (31) pelo Tribunal do Júri de Santa Bárbara d’Oeste. O crime ocorreu em 19 de maio de 2023 e teve grande repercussão na região. Cabe recurso.

Penas
O réu João Paulo Vital dos Santos, conhecido como “Jhow”, foi condenado a 42 anos, 5 meses e 7 dias de prisão, em regime inicial fechado, por homicídio qualificado por motivo torpe, que dificultou a defesa da vítima, além de tentativa de homicídio e participação em organização criminosa armada.

Já Wilson Ribeiro da Costa, o “Jacaré”, recebeu 46 anos, 5 meses e 17 dias de reclusão, também em regime fechado, pelos mesmos crimes, mas no caso dele o homicídio qualificado considerou apenas o recurso que dificultou a defesa da vítima, combinado com a tentativa de homicídio e a ligação com organização criminosa armada.

A defesa de Da Costa foi procurada e afirmou que irá entrar com apelação para tentar reduzir a pena, que foi aplicada, segundo os advogados, de forma desproporcional.

O advogado de Dos Santos afirmou que a defesa já manifestou interesse em recorrer. A expectativa é de anulação do júri ou absolvição por parte do tribunal e, como última alternativa, a redução da pena. João Paulo está foragido.

Terceiro acusado ainda será julgado
O terceiro acusado, Vinícius da Silva Nogueira, o “Caveira”, ainda não foi julgado. O processo foi desmembrado porque o advogado de defesa apresentou justificativa médica e não compareceu à sessão.

O julgamento de Nogueira será remarcado, em data ainda a ser definida pela Justiça. Em nota, a defesa informou que acredita na inocência do cliente e que irá provar isso durante o julgamento.

Denúncia de emboscada
De acordo com a denúncia do MPSP (Ministério Público de São Paulo), o policial Leandro Barbosa foi vítima de uma emboscada no Parque Residencial do Lago, em Santa Bárbara d’Oeste.

Ele havia ido ao local para verificar uma motocicleta elétrica anunciada para venda e foi atingido por disparos na cabeça e no tórax, ainda segundo os autos. O acompanhante não foi ferido.

As investigações apontaram que os envolvidos eram integrantes da facção criminosa PCC. Eles foram denunciados por homicídio qualificado, mediante emboscada, uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, além de tentativa de homicídio.

Leandro Barbosa integrava o 10º Baep desde 2019. Ele foi sepultado no Cemitério Parque Gramado, em Americana.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também