A DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana prendeu quatro homens por participação em grupo criminoso especializado em furto de gado, no final da noite desta quinta-feira (25) numa área rural de Sumaré.
Uma fazenda na cidade de Dourado (SP), a cerca de 160 km de Americana, foi invadida no dia 17 de maio e foram furtados 23 bovinos sendo 20 garrotes, duas vacas e um bezerro. A DIG de Americana recebeu a informação do crime no início dessa semana e denúncias de um veículo e suspeitos.
Os investigadores monitoraram algumas áreas rurais de Sumaré e conseguiram identificar e apreender as duas vacas e o bezerro subtraídos em Dourados. Os três animais foram resgatados durante operação e passaram por avaliação veterinária para apurar se sofreram maus tratos. Eles têm uma marcação personalizada que identifica a origem e propriedade.
Dois suspeitos com antecedentes criminais foram investigados, um de 48 anos e outro de 36. Na noite desta quinta-feira, os policiais civis da DIG, com apoio da Polícia Militar, interceptaram um caminhão que embarcou duas vacas e um bezerro e um veículo Ford Ecosport que fazia a escolta dos animais.
Além dos dois suspeitos monitorados, mais um homem de 32 anos e outro de 27 foram presos em flagrante e encaminhados à DIG de Americana. Todos os quatro foram levados à Cadeia Pública de Sumaré e vão responder pelos crimes de receptação de animal e associação criminosa. Segundo informações da DIG, as investigações sobre a subtração de gado segue, podendo identificar mais autores e localizar o restante dos animais.