quinta-feira, 16 outubro 2025
DE VOLTA

Furtada de abrigo municipal em Campinas, égua Yara é encontrada após 10 dias de buscas e volta para casa

Ela havia sido furtada junto com outros três animais na madrugada do dia 5 de outubro
Por
Andressa Oliveira

Yara, a égua que foi furtada no domingo, dia 5 de outubro, das dependências do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), localizadas na Vila Boa Vista, em Campinas, foi recuperada na quarta-feira (15), e já está de volta ao departamento. O animal está em boas condições de saúde e será encaminhado para um abrigo temporário.

Uma pessoa foi presa
Ela foi localizada pela Polícia Civil após denúncias. Uma pessoa foi detida pelo furto. O animal tem entre um e dois anos de idade e chegou ao DPBEA após ser resgatada pelo SAMU Animal.

Ela havia sido furtada junto com outros três animais na madrugada de domingo, 5 de outubro. A Guarda Municipal foi acionada pelo vigilante do local, que relatou que pularam o muro, arrombaram o portão e levaram os animais. 

A investigação continua para localizar os demais cavalos levados do Departamento. Todos estão microchipados, ou seja, receberam microchip implantado no corpo. É utilizado um microcircuito eletrônico do tamanho de um grão de arroz que carrega todas as informações específicas sobre o animal, como se fosse uma carteira de identidade.

Yara tem entre um e dois anos e está em boas condições de saúde. Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas

Medidas de segurança
A reforma das instalações do DPBEA, que está em andamento, prevê a instalação de câmeras no local, o que vai reforçar a segurança. “Após a ocorrência, já foi providenciado o conserto do portão na parte de trás do DPBEA, que havia sido arrombado, e o reforço na iluminação. Importante lembrar que estamos em reforma e com a revitalização, além de melhorar as condições de abrigamento dos animais, teremos mais mecanismos de proteção”, destacou o secretário do Clima Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), Braz dos Santos Adegas Jr.

O depeartamento
O DPBEA é vinculado à Seclimas e mantém serviços como o SAMU Animal, a castração de animais domésticos, o consultório veterinário móvel e a manutenção e cuidado de animais enfermos resgatados de maus tratos. Para denúncias em geral e para acionar o SAMU Animal, as pessoas podem entrar em contato pelo telefone 156. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também