
Um homem foi autuado e multado em R$ 1.000,00 (mil reais) pela Polícia Militar Ambiental após ser flagrado praticando pesca ilegal na lagoa do Jardim Firenze, em Hortolândia, neste sábado (11).
O pescador utilizava uma rede de pesca, conhecida como tarrafa, um material proibido para esse tipo de pesca, caracterizando pesca predatória.
A Polícia Ambiental foi acionada para verificar uma denúncia de pesca predatória na região da lagoa. Ao diligenciarem no local, os agentes visualizaram três indivíduos na margem oposta, em comportamento que indicava o uso de petrechos de captura em massa.
Após um deslocamento a pé em meio à vegetação, a equipe conseguiu abordar os indivíduos. Com eles, foi encontrada uma tarrafa de malha com 2 cm e 3 metros de diâmetro.
Infração e Multa
Foi constatado que o homem estava sem o devido cadastro no Registro Geral da Atividade Pesqueira (SisRGP), além de utilizar o material proibido. Por este motivo, foi lavrado um auto de infração ambiental – referente à pesca sem licença ou registro). O petrecho de pesca (a tarrafa) foi apreendido. O homem foi liberado, em seguida.