
Um homem foi preso em flagrante na manhã da segunda-feira (12) por policiais militares no bairro Vila Jones, em Americana. O suspeito fingia ser um policial penal e portava uma arma de fogo roubada, além de documentos públicos falsificados.
A ocorrência teve início por volta das 08h50, na Rua Humberto Menghini. Uma equipe realizava patrulhamento quando avistou um veículo estacionado de maneira irregular. Ao se aproximarem, os policiais notaram um homem próximo ao carro com um volume suspeito na cintura.
A tentativa de engano
Durante a abordagem, o suspeito tentou enganar a equipe, afirmando ser policial penal e que estaria prestando serviço de segurança no local. Para sustentar a mentira, ele apresentou uma carteira funcional de “agente de segurança” e uma identidade funcional do “sistema prisional/criminal”, supostamente vinculada à Secretaria Administrativa de Hortolândia, além de um registro de arma.
Os policiais desconfiaram e realizaram consultas nos sistemas de inteligência. Nenhum dos documentos apresentou registro válido. Pressionado diante da inexistência de dados, o homem acabou confessando que não era policial.
Apreensão
Ao verificarem a arma que o suspeito portava na cintura, uma pistola calibre .380 carregada com 16 munições, os policiais descobriram que o armamento possuía queixa de roubo. Além disso, as características físicas da arma divergiam das informações apresentadas no registro falso.
Em revista no interior do veículo, a equipe encontrou mais três carregadores, munições soltas (6 deflagradas e 1 intacta), dois rádios comunicadores portáteis, uma algema da marca Invictus (sem numeração), celular e os documentos falsos.
Desfecho
O homem foi encaminhado a uma delegacia de Americana, juntamente com o veículo e os objetos apreendidos.
Após a perícia confirmar a falsidade dos documentos e a origem ilícita da arma, o delegado ratificou a prisão em flagrante. O suspeito responderá pelos crimes de receptação, porte ilegal de arma de fogo e falsificação de documento público.





