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quinta-feira, 10 abril 2025

Industriário perde R$ 1,5 mil em golpe de empréstimo online

Um industriário de 38 anos foi vítima de estelionato e perdeu R$ 1,5 mil solicitados pelos golpistas para liberação de um empréstimo de R$ 5,5 mil. Sem desconfiar de nada, a vítima efetuou os depósitos nas contas bancárias indicadas.

Agora, passa por dificuldades para efetuar o pagamento da prestação do carro e as contas do dia a dia. O caso ocorreu em Santa Bárbara d’Oeste. A ocorrência foi registrada no Plantão Policial como estelionato.

Residente na Vila Pântano, o industriário C.A.G. entrou no site da Caixa para realizar um empréstimo às 11h desta terça-feira (3). Quando navegava pelo site, surgiu a janela da empresa Finax Consult-Empréstimo On Line.

Ele fez uma simulação neste site e preencheu um formulário com dados pessoais e de contato, para contrair um empréstimo de R$ 5,5 mil para comprar uma máquina nova de costura para a esposa. Pagaria R$ 121 mensais por cinco anos.

Um homem que se identificou como Gustavo ligou para a vítima depois de uma hora que fez a simulação. Começaram a negociar e o acusado solicitou R$ 500 para pagar uma seguradora, como se fosse garantia caso fosse mandado embora da empresa e não tivesse condição de quitar a dívida.

Posteriormente, o golpista solicitou mais R$ 500, que seriam para acertar uma dívida com a Receita Federal, para desbloquear o empréstimo. Nesse meio tempo, o financiamento teria que ser depositado na conta poupança da esposa do industriário, na Caixa.

Posteriormente, solicitou mais R$ 1.000 para liberar o empréstimo. “Eu falei que não tinha. E um tal de gerente chamado de Daniel falou que iria emprestar R$ 500 e os outros R$ 500 era para eu depositar.”, relatou a vítima.

O TODODIA entrou em contato com um dos telefone dos acusados. Questionado pela reportagem, um homem que se identificou como Gustavo disse: “Como devolver (o dinheiro) se não sei de quem se trata”. Em seguida, desligou o telefone.

 

NOTA DA CAIXA

Em nota, a Caixa informou que não envia links e não solicita dados pessoais e senhas, seja por e-mail ou por endereços externos, como citado pelo cliente. Muitos golpes chegam através de e-mail fraudulentos, que se passam por instituições sérias. Eles usam o phishing (termo que faz alusão à isca) para atrair a atenção e fazer com que uma pessoa realize uma ação especifica, como acessar links maliciosos para coletar suas informações pessoais e bancárias.

O banco recomenda que o usuário atualize sempre o navegador (browser) do computador, porta de entrada para internet e principal alvo de piratas virtuais. A correta atualização desses softwares traz correções de falhas de segurança, devendo o cliente utilizar sempre a última versão disponível.

Assim como os browsers, o antivírus e demais programas de segurança também devem estar sempre atualizados. Além disso, a Caixa disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet (http://www.caixa.gov.br/seguranca/Paginas/default.aspx) e em suas agências com o objetivo de evitar que seus clientes forneçam dados de acesso, seja por e-mails spam, sites falsos ou por telefone.

A Caixa informou, ainda, que em casos de dúvidas os clientes têm à sua disposição os canais de atendimento ao cliente Caixa, tais como SAC/Ouvidoria, 0800 ou qualquer uma de suas agências.

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