O juiz da 1ª Vara de Monte Mor, Gustavo Nardi, expediu um mandado de prisão contra o pré-candidato a prefeito de Monte Mor e ex-prefeito da cidade, Rodrigo Maia Santos (PSDB), nesta segunda-feira (1º). Nardi considerou que o mandado de prisão é em regime aberto para o cumprimento da pena. Rodrigo Maia foi prefeito por duas vezes de Monte Mor, de 2005 a 2008 e entre 2009 e 2012.
O processo é sobre crimes da Lei de licitações. “Elabore-se cálculo da pena de multa, que deverá ser executada no processo de conhecimento. Após, intime-se o réu para que efetue o pagamento (da multa) no prazo de 10 dias, sob pena de execução nos termos do artigo 51 do Código Penal”, disse o juiz na sentença.
No último ano do seu segundo mandato, em 2012, a Justiça julgou procedente ação civil pública movida pelo Ministério Público e condenou Rodrigo Maia Santos à perda da função pública por ato de improbidade administrativa, além da suspensão dos direitos políticos por oito anos, ao pagamento de multa civil no valor de R$ 6,5 mil e ao ressarcimento de R$ 2,2 mil aos cofres públicos.
Na época, a sentença foi proferida na última segunda-feira (16), pelo juiz Rafael Imbrunito Flores, da 2ª Vara da Comarca de Monte Mor. Em suas redes sociais, o ex-prefeito publicou em maio de 2024 uma certidão eleitoral, certificando que ele estava quite com a Justiça eleitoral com a frase “passando a limpo”.
OUTRO LADO
Rodrigo Maia Santos foi procurado pela reportagem para comentar a decisão e limitou-se a dizer que vai discutir com seus advogados.