sexta-feira, 3 maio 2024
AÇÃO DA POLICIA FEDERAL

PF apreende 33 carros de luxo em operação contra lavagem de dinheiro em Indaiatuba

A ação faz parte da Operação “Lactus Actio”
Por
Henrique Fernandes
Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro na manhã desta terça-feira (12), e apreendeu 33 carros carros de luxo e quatro motos aquáticas do empresário Jonatas Dias dos Santos, dono de uma loja de automóveis na cidade de Indaiatuba (SP). Ele é suspeito de envolvimento nos crimes investigados na Operação “Lactus Actio”.

A PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão contra ele, um em sua casa e outro na empresa. Alguns veículos foram levados à delegacia da PF de Campinas (SP). Ao todo na Operação que foi realizada também na capital São Paulo, Guarujá (SP) e Itu (SP), foram bloqueados cerca de R$ 1 bilhão das contas bancárias dos suspeitos.

Entre sequestro de bens imóveis e veículos apreendidos, são aproximadamente R$ 60 milhões. O inquérito policial foi instaurado no primeiro semestre de 2022, com fundamento em diligências policiais e informações que davam conta de transações financeiras suspeitas envolvendo contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas, as quais estariam sendo utilizadas para movimentar e ocultar recursos de origem ilícita e não declarados ao Fisco.

Segundo a PF, foram identificadas diversas movimentações de crédito e débito com “laranjas” e empresas “fictícias” ou de “fachada”, sendo que parte delas estão ligadas a pessoas com extensa ficha criminal por delitos como tráfico de drogas, crimes contra o patrimônio e organização criminosa.

Na atual fase das investigações foram reunidos elementos de prova dando conta que os investigados praticaram diversos atos com vistas à ocultação da origem, destino e natureza de valores movimentados através do Sistema Financeiro Nacional.

“As buscas e apreensões realizadas no dia de hoje têm por objetivo robustecer o conjunto probatório dos autos, reunindo novos elementos de prova de crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro e outros delitos conexos”, informou a PF.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também