quinta-feira, 4 setembro 2025
TRANSPORTADORES ENGOLIDOS

PF de Campinas realiza operação contra o tráfico via Viracopos pelo 3º dia consecutivo

Mandados de prisão e buscas foram cumpridos em São Paulo, Guarulhos e Manaus; ação teve origem em flagrante em Viracopos
Por
Guilherme Pierangeli
Operação tem cumprimento de mandados em três cidades de dois estados. Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira (4) a Operação Via Corporis, para desarticular uma organização criminosa especializada em enviar cocaína para a Europa por meio de “mulas” que engoliam cápsulas da droga e embarcavam em voos internacionais. Trata-se do terceiro dia seguido com operações da PF focando grupos que atuam desta maneira.

Prisões e buscas em três estados
Foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Guarulhos (SP) e Manaus (AM), expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas. Os alvos, dois homens e quatro mulheres, são apontados como responsáveis pelo aliciamento de transportadores, compra de passagens, emissão de documentos de viagem e fornecimento da droga.

Origem da investigação
O inquérito teve início em outubro de 2024, após a prisão de uma jovem de 20 anos em Viracopos, quando tentava embarcar para Paris levando 1,3 kg de cocaína no organismo. Durante as apurações, em abril de 2025, uma das investigadas foi presa em Londres pelo mesmo crime. Outro investigado, estrangeiro, já havia sido detido duas vezes por tráfico internacional entre 2013 e 2017.

Bloqueio de bens e movimentação financeira
Além das prisões, a Justiça determinou o bloqueio de contas bancárias de investigados e de uma empresa ligada ao grupo, até o limite de R$ 1 milhão. Segundo a PF, a organização movimentou cerca de R$ 700 mil somente no segundo semestre de 2024.

Nome da operação
A ação recebeu o nome de Via Corporis, expressão em latim que significa “caminho do corpo”, em referência à forma de transporte da droga. A pena pelos crimes de tráfico internacional, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro pode ultrapassar 35 anos de prisão.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também