
A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Militar e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial do Combate ao Crime Organizado), realiza, nessa quinta-feira (27), uma operação contra o tráfico de drogas e organização criminosa, em Campinas e Boituva.
Ao todo, são nove mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, sendo que sete são cumpridos em Campinas e quatro em Boituva. A operação, chamada de “Broca”, em referência à expressão para se referir a droga, é comandada pela Polícia Federal de Sorocaba.
Entre os presos, seis foram em Campinas. Um homem e uma mulher também foram presos em flagrante em um veículo, na Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), altura do km 348, com papelotes de cocaína dentro do carro.
O material apreendido vai ser encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Campinas. A investigação teve início, após prisão em flagrante de três pessoas com 190 kg de cocaína e 40 kg de maconha em Boituva, em 2022.
Posteriormente, foi identificada uma organização criminosa que movimentou até uma tonelada de droga por mês na metrópole, além de Sorocaba e Boituva. De acordo com a PF, uma parte dos responsáveis do grupo integram uma facção criminosa que atua no estado.
A operação ainda teve apoio dos Baeps (Batalhões de Ações Especiais da Polícia Militar) de Campinas, Hortolândia e Sorocaba. Outras pessoas que podem ter participação nos crimes ainda vão ser investigadas.