domingo, 5 maio 2024
TRÁFICO INTERNACIONAL

PF realiza apreensões de drogas em voos internacionais em Guarulhos

Passageiros transportavam drogas em mochilas, livros, garrafas, roupas, introduzidas ou engolidas
Por
Isabela Braz
Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal, prendeu durante a semana, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, entre os dias 21 e 25 de julho, passageiros de voos internacionais que tentaram embarcar com drogas e passaportes falsos.

Os passageiros traziam as drogas ocultas em capas de livros, cosméticos, pincéis, forro de mochila, garrafa de cachaça, roupas, introduzidas no corpo ou até mesmo engolidas.

As operações tiveram apoio de cães farejadores treinados para farejar drogas em aeroportos. Todos os indivíduos pegos em flagrante serão apresentados à Justiça Federal onde poderão responder pelo crime de tráfico internacional de drogas.

Apenas um dos casos o passageiro transportava passaportes falsos, ele responderá por crime de falsa identidade.

Foto: Divulgação/PF

Sexta-feira
Na sexta-feira (21), policiais, com o auxílio de cães farejadores, prenderam uma brasileira, embarcando com destino a Portugal, com quase quatro quilos de cocaína ocultos nas capas de livros.

Sábado
No sábado (22), duas apreensões foram realizadas. A droga foi encontrada dentro de produtos de higiene masculina, que estavam sendo transportados por um nigeriano trazendo mais de 23 Kg. O homem estava indo para o Catar, no Oriente Médio.

A outra, foi a de uma brasileira, que trazia drogas introduzidas no corpo e engolidas – essa que foi conduzida, em razão do risco de morte, a um hospital público. Os passageiros embarcariam, respectivamente. A brasileira tentava embarcar para o Portugal.

Domingo
No domingo (23), uma brasileira foi presa tentando embarcar para os Emirados Árabes Unidos, com dois quilos de cocaína costurados aos forros de uma mochila e, em outra ação que ocorreu logo em seguida, um homem ucraniano, foi flagrado com cocaína dentro de uma garrafa de cachaça. O suspeito tinha bilhetes de viagem para a Espanha e Romênia.

Segunda-feira
Na segunda-feira (24/7), mais dois casos foram apurados. O primeiro aconteceu durante a madrugada, quando um brasileiro tentou embarcar para o Quênia com quase 19 Kg de roupas femininas engomadas com cocaína.

Na noite, agentes fiscais encontraram bagagens despachadas por uma passageira que estava acompanhada de sua filha menor de idade, perceberam material orgânico oculto nas estruturas de duas malas, sendo identificado como 6kg de cocaína que iriam para Portugal.

Terça-feira
Na madrugada desta terça-feira (25/7), ocorreram três flagrantes. Em duas ações realizadas por policiais federais, que fiscalizam passageiros e bagagens com o auxílio de cães farejadores. Um homem tanzaniano – nacional da Tanzânia – transportava em duas malas mais de 34 Kg de material contaminado com cocaína, em placas emborrachadas, tapetes, sacos e componentes das estruturas das malas. O suspeito possuía passagens para Moçambique, com escala em Portugal.

Na outra ação, uma brasileira que embarcaria para a África do Sul foi presa transportando dois casacos, cujos forros estavam impregnados com cocaína e pacotes da droga ocultos em fundos falso de sua bagagem. O volume bruto apreendido com a suspeita somou quase seis quilos.

No caso do passaporte falso, junto às cabines do controle migratório, um homem nacional do Benin, que pretendia embarcar para o Canadá, foi detido ao apresentar um passaporte francês falso em nome de terceiro.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também