
Centenas de calçados e roupas falsificadas, que eram comercializadas em três lojas na região central de Americana, foram apreendidas pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG), nesta terça-feira (29).
Os estabelecimentos já eram alvo de investigação antes mesmo da ação efetiva da Polícia Civil. Ao todo, foram apreendidos 708 pares de calçados e 340 peças de roupa, que eram vendidos como se fossem de marcas renomadas, como Adidas, Mizuno, Fila, Olympikus, Asics e Caterpillar.
Representantes legais das marcas participaram da ação, chamada “Operação Replicantes”.

Amostras das mercadorias foram recolhidas para perícia e serão analisadas em comparação com produtos originais. O restante dos itens apreendidos foi encaminhado ao depósito de um dos representantes das marcas.
Os responsáveis pelas lojas foram levados à delegacia. Não há confirmação de nenhuma prisão efetivada. Os proprietários foram informados sobre a operação, mas não compareceram nos estabelecimento, enviando apenas os advogados que os representam.
De acordo com a Polícia Civil, esse tipo de operação faz parte de uma estratégia para coibir crimes contra a propriedade industrial e garantir a proteção do consumidor contra produtos irregulares e de procedência duvidosa, que podem induzir o consumidor ao erro e até mesmo representar riscos à saúde.