sexta-feira, 9 janeiro 2026
INVESTIGAÇÃO DA DIG

Polícia Civil desarticula organização criminosa de estelionatários em Campinas

Grupo usava empresas fictícias para aplicar golpes em comércios de várias cidades do Estado de São Paulo
Por
Guilherme Pierangeli

A Polícia Civil de Campinas desarticulou uma organização criminosa especializada na prática de estelionato após investigação conduzida pela 1ª DIG (Delegacia de Investigações Gerais), vinculada à DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais).

O grupo atuava por meio da criação de empresas fictícias, conhecidas como “araras”, utilizadas para realizar compras fraudulentas em estabelecimentos comerciais de diversas cidades do Estado de São Paulo.

Grupo criminoso foi descoberto após investigações da DIG-DEIC de Campinas. Foto: Guilherme Pierangeli/TV TODODIA.

Comerciantes eram as vítimas
Segundo a Polícia Civil, o esquema envolvia a abertura de empresas de fachada para a realização de pedidos de mercadorias junto aos comércios. Após o recebimento dos produtos, os itens eram desviados sem que qualquer pagamento fosse efetuado.

As investigações tiveram início em outubro de 2025, quando uma dessas empresas fantasmas foi identificada em Campinas. Na ocasião, um dos integrantes da organização criminosa foi preso em flagrante.

Com o avanço das apurações, os policiais identificaram ao menos seis membros do grupo. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na capital paulista e, durante uma das ações mais recentes, um dos suspeitos foi localizado e preso em flagrante, em posse de documentos, notas fiscais e produtos adquiridos de forma fraudulenta junto a outras empresas.

Investigações prosseguem
O homem detido responderá pelos crimes de estelionato e organização criminosa. Segundo a Polícia Civil, as investigações seguem em andamento para identificar novas vítimas do esquema e localizar os demais envolvidos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também