A Polícia Federal cumpriu nesta quarta-feira (10) dois mandados de busca e apreensão em Campinas para investigar a comercialização ilegal de medicamentos voltados ao emagrecimento e de produtos eletrônicos por meio de redes sociais.
Denúncia e objetivo da operação
A ação integra a Operação Blue Pen e teve origem em denúncia feita ao ComunicaPF, canal oficial da corporação. O objetivo é interromper a venda do medicamento, identificar sua procedência e verificar a autenticidade dos produtos oferecidos.
Cumprimento em Campinas
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Campinas e cumpridos em um endereço residencial e em um ponto comercial ligados ao principal investigado. Nenhum medicamento foi encontrado, mas eletrônicos, como celulares e acessórios, foram apreendidos e poderão auxiliar nas investigações. O objetivo é localizar os medicamentos oferecidos para venda, e a origem deles.

Possíveis crimes apurados
Segundo a PF, há indícios de contrabando e descaminho, além de outros crimes que podem ser confirmados a partir da análise do material apreendido durante a operação.