sexta-feira, 24 outubro 2025
CASAL HAVIA SE SEPARADO

Polícia identifica autor e vítima de feminicídio em Americana; homem cometeu suicídio após o crime

Gabriela Silva Simão, de 32 anos, foi morta pelo ex-companheiro Rogério Augusto Cardoso, de 38; crime ocorreu na Vila Santa Catarina nesta sexta-feira (24)
Por
Redação
Gabriela Silva Simão tinha 32 anos, e Rogério Augusto Cardoso 38 anos. Foto: Reprodução

A Polícia Civil identificou as vítimas do feminicídio seguido de suicídio ocorrido na manhã desta sexta-feira (24), na Vila Santa Catarina, em Americana. A mulher é Gabriela Silva Simão, de 32 anos, morta a tiros pelo ex-companheiro Rogério Augusto Cardoso, de 38. Após o crime, o homem tirou a própria vida.

Segundo informações da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), o casal havia se separado há cerca de 15 dias. Gabriela havia se mudado para uma nova residência na quinta-feira (23), o que pode ter sido o “gatilho” para o crime. Rogério foi até o local armado e efetuou os disparos contra a vítima.

Cartas de despedida e crime premeditado
De acordo com o delegado Edson Antônio dos Santos, responsável pela investigação, o autor deixou duas cartas de despedida para os filhos do casal, de 7 e 11 anos. “O conteúdo das cartas é de despedida. Ele se despede dos filhos e culpa os familiares pelo término do relacionamento. A princípio, trabalhamos com a hipótese de que ele tenha premeditado tudo e esperado pela manhã para agir”, afirmou o delegado.

As cartas indicam que Rogério pretendia também atingir a cunhada da vítima. “Inclusive, o alvo dele seria também a cunhada, que está aqui na delegacia”, completou o delegado.

Relacionamento e dinâmica do crime
O casal estava separado, mas ainda mantinha contato por motivos profissionais. “Como eles conviviam em razão da empresa, ele utilizou esse momento de contato com ela para cometer o crime”, explicou o delegado.

De acordo com a Polícia Militar, o autor chegou a tentar atirar primeiro contra a cunhada, mas foi impedido por Gabriela. A irmã da vítima conseguiu fugir do local. No total, foram encontradas ao menos 12 cápsulas de munição.

Socorro e investigação
Gabriela e Rogério chegaram a ser socorridos, mas não resistiram aos ferimentos. O caso é investigado como feminicídio seguido de suicídio e permanece sob responsabilidade da Delegacia de Defesa da Mulher de Americana.

Os filhos do casal ficaram sob os cuidados de familiares. A Polícia Civil segue colhendo depoimentos e analisando o conteúdo das cartas deixadas pelo autor para esclarecer completamente as circunstâncias do crime.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também