
A Polícia Militar prendeu um casal e resgatatou três crianças em situação de abandono em Sumaré, com idades de 4 meses, 7 anos e 10 anos. As crianças resgatadas foram encaminhadas para cuidados de familiares e passam bem.
O caso aconteceu na noite de terça-feira (30), em uma residência na Rua Idalina Rodrigues da Silva, no Jardim dos Ipês.
Chamado por violência doméstica
A ocorrência começou como um chamado para atendimento de um caso de violência doméstica. Ao chegarem à residência, os policiais reconheceram um homem que seria “conhecido pela equipe em situações (anteriores) de desinteligência e uso de entorpecentes”. Desta vez, ele confirmou que havia feito uso de cocaína e bebida alcoólica.
Os PMs também localizaram a companheira do suspeito, e souberam que havia três crianças sob os cuidados do casal.
“Condição insalubre e deplorável”
Com a permissão da proprietária do imóvel, que é avó dos menores, a equipe entrou na residência. Imediatamente os policiais perceberam a “condição insalubre e deplorável” da moradia.
“Tendo em vista que vivam três crianças em meio a este cenário, foi dada voz de prisão ao casal em decorrência dos maus tratos”, apontou a Polícia Militar em nota emitida na manhã desta quarta-feira (1).
Segundo a Polícia Militar, a criança de quatro meses estava aparentemente mais debilitada e franzina. Por isso, ela foi levada primeiro ao Pronto Atendimento do Jardim Maria Antônia, para avaliação e cuidados médicos de emergência.

Conselho Tutelar
Em seguida, foi acionado o Conselho Tutelar de Sumaré, que tomou conhecimento de toda a situação relatada pelos policiais militares.
Policiais, conselheiros tutelares, pais e crianças foram para o Plantão da Polícia Civil, onde o delegado confirmou a prisão em flagrante dos pais dos menores por maus-tratos às crianças. Eles permaneceram presos e à disposição da Justiça.
Segundo o coordenador Josué Fernandes dos Santos, o caso já era acompanhado pelo Conselho Tutelar. O órgão vai comunicar agora o Ministério Público da cidade, para acompanhar a situação da família. A Polícia Civil também acompanha a situação.
Além da Polícia Civil e do Conselho Tutelar do município, o caso é acompanhado agora pela Secretaria Municipal da Mulher e da Família de Sumaré.

Violência doméstica
Também na noite de terça-feira, a Polícia Militar de Sumaré atendeu uma ocorrência de violência doméstica na Rua Nelson do Amaral, no Jardim das Orquídeas. Neste caso, o indivíduo estava “agressivo e drogado”.
Assim que avistou os policiais chegando, o agressor fugiu para uma área de mata próxima à residência do casal. Equipes da PM fizeram um cerco à área, e conseguiram deter o agressor momentos depois.
A vítima informou que tem medida protetiva contra o suspeito, mas que mesmo assim havia sido novamente agredida na terça-feira com socos e correntadas. A mulher contou ainda aos policiais que o homem já havia agredido, dias antes, seu filho de dois anos.
O suspeito foi apresentado no Plantão Policial de Sumaré, onde permaneceu preso e à disposição da Justiça.