quinta-feira, 27 novembro 2025
CASO EM INVESTIGAÇÃO

Professor de futebol de Santa Bárbara d’Oeste é preso por suspeita de crimes sexuais contra adolescentes

Professor atua na escola de futebol Camisa 10, em Americana, e tem passagem pelo Cosmopolitano; ele foi preso após denúncias de três famílias
Por
João Victor Viana
Primeira denúncia foi referente a um caso ocorrido em julho. Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil cumpriu, na quarta-feira (26), um mandado de prisão temporária contra o professor de futebol Cleber Moreira Rezende, de 43 anos, no Jardim Souza Queiroz, em Santa Bárbara d’Oeste. O profissional, que atuou no Cosmopolitano e no Camisa 10, em Americana, é investigado por suspeita de crimes sexuais.

A prisão ocorreu na residência do investigado. De acordo com o delegado Edson Antônio dos Santos, da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Americana, as acusações de estupro de vulnerável e importunação sexual foram apresentadas por três famílias distintas.

Segundo o delegado, a DDM de Americana foi procurada inicialmente por uma família de Sumaré, que relatou um caso de estupro de vulnerável ocorrido em julho, durante um campeonato de futebol em Sertãozinho. A vítima e o professor foram ouvidos, e os depoimentos foram encaminhados para a unidade policial responsável pelo inquérito na cidade do interior.

Denúncias paralelas em Campinas e Americana
Enquanto o caso era registrado em Americana, outra família procurou a 2ª DDM de Campinas com relatos semelhantes envolvendo o mesmo professor. Segundo o delegado, “Os fatos eram concomitantes. As duas vítimas ocorreram no mesmo ambiente, uma na sequência da outra. Um depoimento corrobora o depoimento do outro”.

Posteriormente, uma família de Americana relatou condutas atribuídas ao professor que podem caracterizar importunação sexual. Cleber é conhecido pelo apelido de Binho nas escolinhas de futebol da região.

Prisão temporária e apreensão de equipamentos
Com o conjunto das denúncias, a DDM representou pela prisão temporária de 30 dias, deferida pela Justiça após manifestação favorável do Ministério Público. Segundo o delegado, a medida busca garantir a integridade das vítimas e assegurar a continuidade das apurações.

Além da prisão, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão. Foram recolhidos dois celulares, um HD de 500 GB, três pen drives e um notebook, que serão analisados durante as investigações.

Posicionamento da Escola de Futebol Camisa 10
A escola Camisa 10, de Americana, divulgou nota nas redes sociais afirmando que tomou conhecimento do caso pela imprensa. A instituição informou não ter recebido comunicação oficial das autoridades e declarou que permanece à disposição para colaborar. Leia o posicionamento divulgado:

“A Escola de Futebol Camisa 10 informa que tomou conhecimento, por meio da imprensa, de que um de seus profissionais está supostamente sendo investigado pelas autoridades competentes, bem como de que teria ocorrido a sua detenção enquanto se encontrava em período de férias.

Até o presente momento, a Escola não recebeu qualquer comunicação oficial das autoridades e, por essa razão, ainda não dispõe de informações suficientes para emitir opinião, esclarecimentos concretos ou qualquer juízo de valor sobre os fatos noticiados.

Reforçamos que a Escola de Futebol Camisa 10 mantém, desde a sua fundação, uma postura ética, honrosa e colaborativa, colocando-se integralmente à disposição das Autoridades Públicas para auxiliar em tudo que estiver ao seu alcance no curso das investigações.

Nosso compromisso permanece inabalável com a transparência, responsabilidade e segurança de todos os envolvidos em nossas atividades.”

Cosmopolitano
O Cosmopolitano, clube onde Cleber atuou neste ano, foi procurado pela reportagem, mas não respondeu até o fechamento deste texto.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também