quarta-feira, 3 dezembro 2025
TROCA DE TIROS,

Suspeito morre em confronto com o Baep no Santa Terezinha, no Matão, em Sumaré

Equipe do Canil estava em busca de homem de 41 anos fugitivo da penitenciária de Iperó (SP) que traficava com uso de moto
Por
Vagner Salustiano
Confronto a tiros se deu com equipes do Canil do Baep, que fica no 48º Batalhão. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

Um homem ainda não identificado, suspeito de fazer tráfico de drogas com o uso de uma motocicleta, morreu no início da tarde desta quarta-feira (3) ao entrar em confronto com policiais militares do 10º Batalhão de Ações Especiais (Baep) na Rua São Cirilo, no Jardim Santa Terezinha, Região do Matão, em Sumaré, área próxima ao limite com Campinas.

A ocorrência
A equipe do Canil do Baep patrulhava pela região quando recebeu informações de que um indivíduo de 41 anos, fugitivo da Penitenciária de Iperó (SP) utilizava uma motocicleta preta para o tráfico de drogas.

A equipe localizou a motocicleta com dois suspeitos e iniciou uma perseguição. Em determinado momento, o passageiro desceu do veículo e fugiu para dentro de uma residência, de onde passou a atirar contra os policiais.

Oos policiais militares revidaram, acertando o suspeito. O homem foi desarmado e socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito ainda no local. Ainda não foi confirmado que se tratava do suspeito foragido.

Com ele, foram apreendidos um revólver com numeração suprimida, munições deflagradas e intactas, além de uma mochila contendo grande quantidade de drogas e dinheiro – possivelmente proveniente da atividade ilegal.

A ocorrência foi registrada no 4º Distrito Policial de Sumaré como Morte Decorrente de Intervenção Policial (MDIP), o oitavo caso envolvendo a Polícia Militar nos últimos três meses nas cidades de Sumaré e Hortolândia.

Outras MDIPs na área do 48º Batalhão
A área atendida pelo 48º Batalhão da Polícia Militar registrou ao menos sete outras mortes decorrentes de intervenção policial nos últimos três meses. Em todos os casos, os suspeitos reagiram a tiros ao serem abordados pelos policiais.

  • Em 16 de setembro, um homem de 27 anos suspeito de pertencer a uma facção criminosa havia morrido após entrar em confronto com a PM em uma área de mata no Parque Salerno, também em Sumaré. Ele tinha diversas passagens pela e um mandado de prisão em aberto por roubo.
  • No dia 17 de setembro, uma guarnição da PM foi recebida a tiros ao cumprir um mandado de prisão no Jardim Denadai, em Sumaré. Os policiais revidaram e atingiram o suspeito, que não resistiu.
  • Em 22 de setembro, outro procurado pela Justiça morreu e um policial militar ficou ferido durante um cerco com troca de tiros envolvendo equipes do 10º Baep no Jardim dos Ipês, em Sumaré.
  • No dia 15 de outubro, um homem de 28 anos considerado “perigoso” pela PM e procurado por um assassinato cometido em Campinas em 2022 veio a óbito após reagir a tiros à abordagem de policiais do Baep no Jardim Nova Terra, também em Sumaré.
  • No dia 28 de outubro, dois homens de 22 anos morreram durante troca de tiros com agentes do 10º Baep em Hortolândia. A dupla era suspeita de atuar como “gangue da motocicleta”, praticando roubos em cidades da região.
  • Por fim, no dia 09 de novembro, um suspeito de roubo a motocicleta em Paulínia morreu ao entrar em confronto com equipes do 48º Batalhão na Avenida Cândido José Ribeiro, no Jardim Dulce, em Sumaré.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também