Domingo, 23 Janeiro 2022

À noite, plantões policiais são unificados

À noite, plantões policiais são unificados

Os plantões policiais da região de Americana passam a atender de maneira unificada nos períodos da noite, fins de semana e feriados, a partir da próxi

Os plantões policiais da região de Americana passam a atender de maneira unificada nos períodos da noite, fins de semana e feriados, a partir da próxima segunda-feira (5). A informação é da SSP (Secretaria de Segurança Pública), que está colocando em prática no Estado um projeto de reengenharia no atendimento da Polícia Judiciária, com utilização de videoconferência, que permite, por exemplo, que um único delegado atenda casos de flagrantes de outras delegacias.

Serão unificados na CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Americana os plantões da própria cidade e mais os de Santa Bárbara d'Oeste, Nova Odessa, Artur Nogueira, Cosmópolis e Engenheiro Coelho. 

Segundo a SSP, como o recurso será utilizado para situações de flagrantes e as unidades policiais continuarão com atendimento normal das ocorrências nos dias úteis, a mudança não deve trazer prejuízo à população. 

O delegado chefe da CPJ de Americana, José Donizette Melo, acredita que o trabalho será benéfico à população, pois já está em funcionamento em Mogi Guaçu e no Litoral paulista, onde, segundo ele, "funciona muito bem". Ele admite ter um número de delegados abaixo do necessário, mas diz estar certo de que isso não prejudicará o serviço da Polícia. "Acredito que é um trabalho que resultará em benefício para a população e isso é o que almejamos", disse o delegado. 


DEFASAGEM 

Dados obtidos por lideranças sindicais de trabalhadores da Polícia Civil, com base em informações coletadas na SSP, apontam que a região de Americana apresenta a pior defasagem de policiais civis em todo Estado, chegando a apresentar déficit de 50% em seus quadros funcionais - enquanto essa média no Estado é de 33%. 

A SSP, por sua vez, diz que a atual gestão investe na valorização e ampliação do efetivo policial em todo o Estado. Segundo a Secretaria, estão em andamento concursos para a contratação de 2.750 policiais civis. 

No mês passado, segundo a SSP, foram convocados 1.100 aprovados nos concursos para a análise de documentos e realização de perícias de aptidão e mental. Além disso, há ainda mais 1.650 vagas em andamento de concurso. A SSP diz ainda que já foi autorizada abertura de um novo certame para a contratação de 2.750 policiais civis, a partir do próximo ano. 


SINDICATO VAI ACOMPANHAR 

O presidente do Sinpol (Sindicato dos trabalhadores policiais civis) de Campinas, Aparecido Lima de Carvalho, o Kiko, disse que acompanhará o procedimento de unificação dos plantões da região de Americana para analisar o impacto que a mudança trará para os funcionários e no atendimento à população. Ele reiterou que a Polícia Civil vem sofrendo, há mais de duas décadas, o que ele chama de um "desmonte". 

Ele diz que a instituição enfrenta o maior déficit de pessoal da história, com falta de 14.000 policiais de todas as carreiras e que há mais de 5.000 policiais civis com o chamado abono permanência, ou seja, já com tempo para se aposentar. "Temos uma Polícia Civil envelhecida e, grande parte disso se deve a descaso do governo com a Instituição, isso prejudica principalmente a população que depende desta prestação de serviço, tão necessário em tempos de muita violência urbana", avaliou o sindicalista, que é policial civil aposentado. 

Segundo ele, a prestação do novo serviço obviamente deverá ser avaliada, mas ressalta que unificação de plantões acaba atingindo diretamente a população, que deverá acabar com mais tempo de espera para ser atendida, já que flagrantes são prioridade, ou será obrigada a se deslocar para atendimento em outra cidade, pois a falta de funcionário se evidencia principalmente em plantões de cidades menores. 

"Precisamos é reposição de funcionários. Sabemos que repor o déficit é processo lento, a Academia de Polícia só tem capacidade para 1.000 alunos por turma e demanda tempo para capacitar os novos", disse o presidente do Sinpol Campinas. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 24 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/