
Mais de 4 mil pessoas compareceram ao Clube Recreativo de Sumaré, na quinta-feira (23), em busca de uma das cerca de 2 mil vagas disponíveis no 2º Feirão do Emprego do município. Antes mesmo da abertura dos portões, às 9h, a fila já contornava a esquina do clube. O evento contou com a participação de mais de 60 empresas da cidade e da região, com oportunidades em diferentes áreas e para todos os perfis profissionais.
Fila começou ainda de madrugada
O primeiro da fila foi o supervisor de manutenção Abel Santana, de 64 anos, que chegou ao local às 5h da manhã em busca de uma recolocação no mercado formal após cinco anos de trabalho informal. “Cheguei aqui era 5h e pouco. Pretendo sair daqui com um emprego. É muito positivo, porque são várias opções de vagas. Estou procurando em qualquer segmento, o que preciso é trabalhar”, afirmou.

Na outra ponta do público, o estudante universitário Felipe Augusto Rodrigues, de 18 anos, buscava o primeiro estágio na área de Engenharia da Programação. “Só nesse pouco tempo já vi bastante oportunidade, bastante empresa me chamando. Quanto mais eventos assim tiver, mais chance a gente tem, ainda mais porque é difícil conseguir estágio hoje em dia”, disse.
A assistente administrativa Valquíria Rainha Dias saiu do Feirão já com uma entrevista marcada. “O atendimento foi muito rápido, apesar de ter bastante gente. E foi a vaga que eu estava pretendendo. Escolhi a empresa e fui direto nela. A entrevista é amanhã já, às 11h”, contou.

Empresas destacam aproximação com candidatos
Para empresas participantes, como a Honda do Brasil, o Feirão é uma ferramenta eficaz para conectar recrutadores e candidatos. “É muito importante essa ação da Prefeitura, porque aproxima os candidatos das empresas. Às vezes as pessoas têm dificuldade em saber onde se inscrever ou que vagas existem — então eventos como este facilitam a seleção e o contato direto”, avaliou um gestor da montadora.

Nova edição será em maio de 2026
O secretário municipal de Desenvolvimento, Ed Carlo Michelin, classificou o evento como um sucesso e confirmou a realização de uma nova edição em maio de 2026. “Tivemos um grande fluxo de pessoas ao longo do dia. Mais de 4 mil passaram aqui pelo Clube Recreativo, então nosso objetivo foi alcançado. Já está no nosso radar realizar outro feirão no mês do trabalhador”, afirmou.
O Feirão do Emprego faz parte das ações da Prefeitura de Sumaré voltadas à geração de trabalho e renda, fortalecendo a conexão entre empresas e trabalhadores e incentivando o crescimento da economia local.