segunda-feira, 9 dezembro 2024
VISTORIA

Governador visita obras da interligação viária Sumaré-Hortolândia

A estrutura conta com 730 metros de extensão, melhorando o fluxo de trânsito e beneficiando também os moradores da região da Vila Padre Anchieta, em Campinas
Por
Felipe Gomes
Foto: Alessandro Araujo/ TV TODODIA

O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), esteve presente na tarde desta quarta-feira (23) na vistoria das obras da interligação viária Sumaré-Hortolândia, um viaduto que ligará Hortolândia e Sumaré, entre o Jardim Nova Europa e o Parque Bandeirantes.

A ideia é que a gente possa inaugurar em fevereiro do ano que vem, com os dois acessos prontos, tanto de Sumaré quanto de Hortolândia”, afirmou o Governador.

As obras seguem em ritmo acelerado e fazem parte de um projeto voltado para a melhoria da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Campinas, oferecendo uma nova opção de acesso para pedestres e motoristas entre as duas cidades.

Com um investimento de R$ 35,7 milhões, realizado por meio do DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagens do Estado de São Paulo), o viaduto foi construído para transpor a linha férrea, conectando a Estrada Municipal Américo Ribeiro dos Santos, em Sumaré, com a Avenida Cristóvão Colombo, em Hortolândia.

Autorizada em 2021, a obra passou pelas etapas de projeto e licitação, com a construção iniciada em setembro de 2022. Essa iniciativa atende a uma demanda antiga da população local e contribuirá significativamente para o desenvolvimento da região.

Trem intercidades

Na ocasião, o governador comentou sobre as obras no âmbito da mobilidade urbana e o que a região pode esperar da obra do Trem Intercidades Eixo Norte, que vai ligar a Capital a Campinas por linha férrea. O trajeto de 101 km oferecerá um serviço expresso entre o terminal da Barra Funda, Jundiaí e Campinas, com duração de 64 minutos.

Já licitamos e contratamos o trem intercidades, então nós vamos dar todos os passos agora para tornar esse projeto, que é um projeto de grande porte. Estamos falando de R$14 bilhões de investimento em uma realidade. Então, a gente tem agora a fase preparatória; ano que vem, a concessionária já assume a gestão e a preparação da obra das linhas”, destacou Tarcísio.

Ao final das obras do viaduto, espera-se uma melhora significativa na mobilidade, desafogando o trânsito em outras vias e facilitando o deslocamento entre Sumaré, Hortolândia e Campinas, promovendo uma maior integração entre os municípios.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também