quarta-feira, 6 agosto 2025
MAMAÇO

Servidoras municipais de Piracicaba terão espaço para tirar e armazenar leite materno

O espaço será em uma área no Centro Cívico, e deverá ser inaugurado em breve
Por
Cássia Fossaluza
Servidoras terão espaço exclusivo para amamentar. Foto: Divulgação

As mães piracicabanas que são servidoras municipais terão um espaço para amamentação. É o que anunciou a Secretaria de Saúde durante o Mamaço que aconteceu nesta terça-feira (5), em comemoração à 9ª Semana Municipal de Aleitamento Materno. A sala de apoio à amamentação será no Centro Cívico na Prefeitura de Piracicaba e será inaugurada em breve.

Como será

O espaço será para que as servidoras possam, com tranquilidade, tirarem e armazenarem o leite que será dado posteriormente aos seus filhos. A enfermeira Denise Fornazari e a nutricionista Ana Paula Vioto, são responsáveis e idealizadoras do Programa de Aleitamento. “A função da sala é ser apoio para que as trabalhadoras mantenham a amamentação, mesmo após o retorno ao trabalho. Esse é um sistema de apoio sustentável”, destaca a enfermeira.

A informação foi feita pelo vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Sergio Pacheco durante o evento e segundo ele, vem de encontro com a proposta da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, que é a prioridade da amamentação.

Alto índice de mães que amamentam

Também foi apresentado que 56,7% das mães, dentro das regiões de Piracicaba que há atuação do Programa de Saúde da Família, amamentam seus filhos de até seis meses, exclusivamente com o leite materno. Segundo a Secretaria de Saúde é um índice bem maior que os registrados no Estado de São Paulo e no Brasil.

Para o secretário, o Mamaço é um manifesto, “uma forma de dizer em alto e bom som: amamentar em público não é um ato de exposição, é um ato de alimentação. É um direito da mãe e uma necessidade do bebê.”

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também