sexta-feira, 22 novembro 2024

Pacientes enfrentam frio e chuva à espera de vaga para oftalmologista

Pacientes que aguardavam por uma senha de atendimento no Instituto Penido Burnier, em Campinas, reclamaram da demora e da exposição à chuva e ao frio durante a manhã de ontem. A diarista Flávia Regina da Silva contou que sua irmã permaneceu por mais de três horas à espera de atendimento e, por volta das 8h, os pacientes foram informados que não haviam mais senhas.
O instituto é o único que oferece atendimento oftalmológico a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em Campinas e distribui 50 senhas diárias.
Flávia contou que mais de 200 pessoas aguardavam na fila que teria sido iniciada à 1h30. “Pior é que a maioria dos pacientes é idoso e ficaram na chuva e no frio, é muito descaso”, criticou.
Ela disse que sua irmã, Ordete Angela da Silva, aguardava para agendar uma consulta para sua mãe de 85 anos, que mora na Vila Réggio. “A minha mãe precisa fazer avaliação para fazer cirurgia”, contou.
OUTRO LADO
A coordenadora administrativa do instituto, Patrícia Oliveira, disse que o número de vagas é inferior ao número de pacientes e admitiu que o espaço físico é limitado.
Ela contou que são disponibilizadas 50 vagas por dia justamente para proporcionar mais conforto às pessoas e que além dos pacientes que buscam senhas, existem outros 80 para serem atendidos, por isso a necessidade de disciplinar o espaço.
Patrícia explicou que são disponibilizadas duas linhas telefônicas para agendamento (3233-8880 e 3231-1494). Os agendamentos são feitos de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h30. ” Por termos muitos pacientes idosos, disponibilizamos os telefones, mas muitos preferem vir pessoalmente, o que causa esse transtorno. É preciso insistir pois recebemos muitas ligações”, explicou.
De acordo com a coordenadora, ontem uma das médicas informou que de dez pacientes agendados, quatro faltaram à consulta. ” Pedimos aos pacientes que não possam comparecer no dia agendado, que nos ligue com antecedência para que possamos fazer encaixes”, afirmou.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também