sexta-feira, 26 abril 2024

Cartórios da região preparam urnas para as eleições gerais

Ao todo, cidades da região terão 1.967 urnas eletrônicas distribuídas em 200 colégios eleitorais

URNAS ELETRÔNICAS | Transporte para locais de votação; são 200 colégios na região

Na véspera das eleições gerais de 2022, os cartórios eleitorais da região começaram a organização das urnas eletrônicas e dos colégios eleitorais para receber os eleitores neste domingo (2). No total, Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, irão contar com 1.967 urnas eletrônicas distribuídas em 200 colégios eleitorais.

Nesta sexta-feira (30), as urnas eletrônicas foram preparadas pelos cartórios eleitorais de cada município para serem levadas para os colégios eleitorais neste sábado (1°), a partir das 8h. No estado de São Paulo, todas as urnas eletrônicas ficam armazenadas nos próprios prédios dos cartórios eleitorais.

Americana possui duas zonas eleitorais. A Zona Eleitoral 154ª tem 24 locais de votação que contarão com 233 urnas. Já a Zona Eleitoral 384ª totaliza 281 urnas eletrônicas distribuídas em 35 locais de votação

Os eleitores de Hortolândia contam com a Zona Eleitoral 361ª, que terá 46 colégios eleitorais, com 351 urnas eletrônicas disponíveis para votação.

Em Nova Odessa, a Zona Eleitoral 292ª contará com 139 urnas eletrônicas distribuídas em 15 colégios eleitorais. Segundo o Cartório Eleitoral da cidade, as urnas serão levadas até os locais de votação neste sábado, após às 12h.

Para as eleições deste domingo (2), a Zona Eleitoral de Santa Bárbara d’Oeste 186ª terá 39 colégios eleitorais e 394 urnas eletrônicas para votação. 

Com duas zonas eleitorais, Sumaré contará com 56 locais de votações e 565 urnas eleitorais para votação. Na 230ª serão 201 urnas e 18 colégios eleitorais, enquanto na 362ª são 38 locais de votação e 364 urnas eletrônicas.

No país, as 577 mil urnas eletrônicas que serão usadas neste primeiro turno foram distribuídas para as mais de 2,6 mil zonas eleitorais.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as urnas são montadas neste sábado, um dia antes da eleição. Em zonas eleitorais com acesso mais difícil, a distribuição já foi feita. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, são 115 mil urnas que serão distribuídas até este sábado, véspera do pleito.

VOTAÇÃO
O próprio TSE sugere que o eleitor leve uma lista com os números dos candidatos escolhidos já escritos na ordem em que eles serão digitados na urna.

“O eleitor deve ler com atenção na tela da urna eletrônica o cargo que está sendo indicado para votação. Isso porque se um número errado for digitado – por exemplo, o número de um deputado estadual no campo destinado para deputado federal –, a urna entenderá que a pessoa deseja anular o voto”, diz o TSE.

O tribunal preparou um simulador de votação para quem deseja estar bem treinado no momento de registrar os votos na urna.

A ferramenta está disponível no site do TSE e pode ser utilizada quantas vezes o eleitor quiser. Neste pleito, os eleitores terão tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica. De acordo com o TSE, pela primeira vez, o equipamento liberará a confirmação do voto (no botão verde Confirma) após 1 segundo do preenchimento completo dos números dos candidatos para cada cargo. “A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo”, disse o TSE. (Com informações da Agência Brasil).

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também