“Motel Destino”, novo longa-metragem do diretor cearense Karim Aïnouz foi selecionado para concorrer à Palma de Ouro, no Festival de Cannes 2024. A 77ª edição do Festival acontece entre os dias 14 e 25 de maio, na França. Essa é a única produção latino-americana na premiação.
Esse é o segundo ano consecutivo que o cineasta vai ao Festival de Cannes, tendo participado em 2023 pelo filme Firebrand.
No evento, essa é a sexta vez que Karim aparece. Ele também já exibiu no evento os filmes Abismo Prateado, de 2011, com Alessandra Negrini, e Madame Satã, de 2002. Este foi seu primeiro longa, com o ator Lázaro Ramos no papel principal.
Rodado inteiramente no Ceará, Motel Destino é classificado como um “suspense erótico”. Karim Aïnouz, de 58 anos, voltou à terra natal para filmar o longa selecionado para competição.
No roteiro do filme, o estabelecimento na estrada do litoral cearense é o pano de fundo da história do personagem Heraldo, que chega em uma noite e transforma o cotidiano do local. No elenco, como protagonistas, estão a atriz Nataly Rocha e os atores Iago Xavier e Fábio Assunção.
Nas redes sociais, Karim comemorou com alegria a indicação. “Pense em uma pessoa feliz! Que alegria! Apresentar um filme made in Ceará em Cannes! Só tenho a agradecer e celebrar demais! Coração a mil”, disse na publicação.
A última vez que o Brasil concorreu à Palma de Ouro foi em Cannes, em 2019, com Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. A única Palma de Ouro do cinema brasileiro foi conquistada em 1962, com o filme O Pagador de Promessas, dirigido por Anselmo Duarte.