O secretário de Meio Ambiente de Americana, Odair Dias, e o subsecretário da pasta, Cícero Moura de Jesus, participaram de Audiência realizada pelo MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo), que discutiu na última quarta-feira a situação do despejo irregular de esgoto e da proliferação de plantas aquáticas na Lagoa do Piva, localizada no entroncamento das rodovias Luiz de Queiroz (SP-304) e Anhanguera, no limite entre Americana e Nova Odessa.
Estiveram presentes no evento também representantes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Cetesb, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e de moradores de condomínios próximos à lagoa.
Representado pelo promotor da área de meio ambiente do MP, Ivan Carneiro Castanheiro, o Ministério Público investiga o caso há meses, após denúncias feitas a órgãos ambientais.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Odair Dias, os Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental celebrados foram analisados, as glebas e edificações do entorno, inspecionadas, e detectou-se a necessidade de manutenções, replantios e adensamento em diversas áreas. Notificações também foram emitidas aos responsáveis para tomarem providências.
De acordo com o DAE, uma equipe foi mobilizada para coleta e análise da água, além do processo investigatório para localização de despejos de rejeitos líquidos de origem determinada ou difusa.
Uma comissão foi formada para acompanhar a inspeção do local, fiscalizar os focos e apresentar soluções ao problema existente. Após a Audiência, ficou acordado uma visita técnica da comissão à área, na quinta-feira (22), às 9h30.