quarta-feira, 27 novembro 2024
91º CONGRESSO DA ACFAS

Hortolândia é destaque em encontro internacional de educação no Canadá

Projeto "Escola-Outra" e Currículo Municipal de Educação são apresentados em congresso sobre educação
Por
Isabela Braz
Foto: Divulgação

Hortolândia foi destaque mais uma vez em discussões internacionais, desta vez na educação, durante o 91º Congresso da ACFAS, no Canadá. Representantes do município apresentaram projetos bem-sucedidos na área da educação: a construção coletiva do Currículo Municipal “Integra Saberes” e a experiência do Projeto “Escola-Outra”, desenvolvido em cooperação técnica com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), na rede municipal de educação.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, cerca de 2 mil pessoas acompanharam as apresentações, realizadas na última terça-feira (14), na Universidade de Ottawa. Ainda segundo a Secretaria, o município foi a única cidade brasileira a se apresentar no evento.

O prefeito Zezé Gomes (Republicanos) enviou depoimento em vídeo, ressaltando as ações da educação municipal destacadas no cenário internacional. “Gostaria de parabenizar toda a rede municipal de Hortolândia pelo trabalho desenvolvido e agradecer nosso secretário de educação por representar nossa cidade neste Congresso”, enfatizou o prefeito.

PROJETOS

A experiência da construção coletiva do Currículo Municipal de Educação “Integra Saberes”, documento norteador da educação no município, foi compartilhada pelo secretário Fernando Moraes e pelo o diretor do Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, Aparecido Donizete Chagas de Faria.

Já o Projeto “Escola-Outra” foi apresentado pelo Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, da UFSCar. Os principais aspectos destacados em ambos os projetos disseram respeito ao engajamento consciente de educadores, crianças e estudantes no processo educacional, destacando também a flexibilidade destas iniciativas às necessidades e realidades locais. A integração das vivências dos alunos no ensino e na aprendizagem foi outro ponto crucial, uma vez que promoveu uma abordagem mais humanizada e centrada no aluno, visando a sua valorização e senso de pertencimento à comunidade escolar.

“Foi uma experiência gratificante. Percebemos que os participantes do evento ficaram encantados com a abordagem humanizada do nosso currículo e com a experiência do Projeto ‘Escola-Outra’. Isso nos faz reconhecer que estamos no caminho certo, colocando a criança no centro do processo de ensino-aprendizagem”, ressaltou Moraes.

O professor Flávio Caetano define o encerramento da participação desse congresso como uma grande alegria. “Fomos calorosamente recebidos pela organização, que nos acolheu e nos proporcionou um espaço valioso para apresentar os projetos de Hortolândia. Sentimos uma receptividade muito positiva em relação ao nosso trabalho, o que nos inspira a aprofundar ainda mais nos projetos. Foi uma honra representar o Brasil e compartilhar nossas experiências”, comenta.

“Conhecer as experiências educacionais de outros territórios faz pensar em como a educação é concebida na formação das crianças e jovens. A ideia central da pedagogia é promover experiências e vivências centradas na criança e nas relações de cooperação. Nunca foi tão emergente a necessidade de uma educação pautada nos princípios do desenvolvimento integral dos sujeitos. As escolas alternativas são uma forma de reinventar a função social da escola, da aprendizagem e das relações humanas, com sentido e significados”, afirmou o diretor Donizete Faria.

Implementado em escolas municipais, o Projeto Escola-Outra, propõe mudanças significativas na abordagem educacional, reconhecendo a criança como um agente ativo no processo de aprendizagem. A proposta considera as experiências e vivências dos alunos como elementos fundamentais nessa transformação. Estudioso desta abordagem, o Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva coordena o “Escola-Outra” no município. Ambos os projetos integram-se na concepção de uma escola diferente da tradicional, na formação dos profissionais de educação para uma reflexão crítica e a ressignificação de sua prática, e no envolvimento da família no percurso educativo da escola.

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