O deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania) comentou, com exclusividade à TV TODODIA, sobre a assinatura do contrato para implantação do Trem Intercidades (TIC), que ligará Campinas a São Paulo. Ele esteve presente no evento durante a manhã desta quarta-feira (29) ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e depois esteve na inauguração da UBS do Pq. da Liberdade, em Americana.
Dalben é um dos principais defensores da retomada do transporte de passageiros sobre trilhos no Estado de São Paulo, coordenando também na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) a Frente Parlamentar de Apoio ao Transporte Ferroviário.
Com investimentos de R$ 14,2 bilhões, o projeto contempla a implantação de um Serviço Expresso (Trem Intercidades), que vai ligar São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí; um Trem Intermetropolitano (TIM), que vai de Jundiaí a Campinas, atendendo também Louveira, Vinhedo e Valinhos; e os serviços da Linha 7-Rubi do metrô paulista, conectando a Estação Barra Funda, em São Paulo, a Jundiaí, atendendo ainda às cidades de Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista.
“Hoje é um dia histórico, o Trem Intercidade é realidade. Ao longo de toda a minha trajetória política, tenho defendido o uso das ferrovias para o transporte de passageiros – um modelo mais eficiente, sustentável e econômico, que vai auxiliar a reduzir a quantidade de veículos nas rodovias, a emissão de poluentes e facilitar o dia a dia da população. Estou muito feliz em fazer parte dessa história e contribuir com o progresso e desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas e todo nosso Estado”, comemorou o deputado.
O Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos é responsável pelo empreendimento. Com a assinatura do contrato, agora a empresa vai apresentar os planos de financiamento, desapropriação, reassentamento, entre outros – o que deve ser feito até julho de 2026. A previsão é que as obras tenham início em agosto de 2026.
As obras do TIM e da Linha 7-Rubi devem durar três anos, com expectativa de conclusão em agosto de 2029. Já as obras do TIC devem levar cinco anos e a fase de testes de operação está prevista para o final de 2031.
A estimativa é que sejam gerados 10,5 mil empregos, entre diretos, indiretos e induzidos, e que 672 mil passageiros transportados por dia quando o sistema estiver em plena capacidade.
VLT Campinas – Hortolândia – Sumaré
Além da assinatura do contrato de concessão do Trem Intercidades, o governador Tarcísio de Freitas também lançou o programa “São Paulo nos Trilhos”, que prevê mais de 40 projetos ferroviários para transporte de passageiros e cargas, com investimentos estimados em R$ 194 bilhões e mais de 1 mil km de malha férrea no território paulista.
Entre esses projetos, está o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) Campinas – Hortolândia – Sumaré, com investimento estimado de R$ 4,5 bilhões. A proposta envolve a implementação de dois ramais ferroviários: o primeiro deles fará a ligação entre as três cidades, com 22 Km de extensão, e o segundo, de 22,4 Km, permitirá o deslocamento entre o Centro de Campinas e o Aeroporto de Viracopos. O VLT também vai se unir ao TIC, até a Capital, e ao TIM, entre Campinas e Jundiaí.
O projeto já foi qualificado pelo PPI-SP (Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo) e está na fase de estudos de viabilidade. Depois, entra na fase de projeto, para depois consulta pública e ajuste de modelagem. A expectativa é que seja leiloado em 2027.
“Tudo isso é fruto de um trabalho que iniciamos lá em 2019, junto ao governador Tarcísio, que na época aidna era ministro de Infraestrutura, e defendemos no TCU (Tribunal de Contas da União) que o melhor para o Estado de São Paulo era renovar antecipadamente a concessão da Malha Ferroviária Paulista e exigir contrapartidas, como a construção de viadutos sobre a linha férrea, a ampliação de passagens inferiores, implantação de passarelas para pedestres, melhorias na malha e, principalmente, a autorização para que parte da ferrovia usada para o transporte de cargas pudesse ser utilizada também para o transporte de passageiros”, explicou Dalben.
Entre outros projetos já qualificados no PPI-SP também estão o Trem Intercidades Sorocaba – São Paulo (com estudos avançados), o Trem Intercidades São Paulo – São José dos Campos e o Trem Intercidades São Paulo – Santos, além do VLT Sorocaba – Iperó e linhas de trens urbanos e de metrô na região metropolitana de São Paulo.
“Por meio da nossa Frente Parlamentar de Apoio ao Transporte Ferroviário, seguimos acompanhando o passo a passo destes projetos e somando esforços para a ampliação e fortalecimento do transporte de passageiros sobre trilhos em todo o Estado de São Paulo”, finalizou Dalben.